Autoridades de saúde da China informaram que outras 71 pessoas morreram na segunda-feira (24) em decorrência de infecção causada pelo coronavírus, elevando o número total de mortes na China continental para 2.663.
Ainda segundo as autoridades, 508 novos casos foram reportados, elevando o número total de pessoas infectadas para 77.658.
O número de novas infecções fora da província de Hubei, onde o surto teve início, foi de apenas nove casos. Nenhuma nova infecção foi confirmada em 23 das 31 províncias, cidades e outras unidades administrativas em toda a China.
A província de Guangdong rebaixou em um nível o seu alerta de saúde pública. Diversas empresas japonesas possuem fábricas na província, localizada na região sudeste.
A Organização Mundial da Saúde pede para a China manter o seu esforço monumental de conter o vírus, mesmo com a recente queda no número de casos novos.
Em uma coletiva de imprensa realizada na segunda-feira em Pequim, Bruce Aylward, representante da Organização Mundial de Saúde, disse que as medidas implementadas no mês passado para isolar a cidade de Wuhan na província de Hubei, local mais atingido pelo vírus, contribuíram para a diminuição no número de novas infecções.
Diamond Princess
O ministro da Saúde do Japão, Katsunobu Kato, disse que 28 passageiros apresentaram febre ou outros sintomas após desembarcarem do navio sob quarentena Diamond Princess.
Katsunobu Kato disse em uma comissão do Parlamento na terça-feira que os passageiros estão entre aqueles que responderam a questionários de acompanhamento do ministério após o desembarque.
Cerca de 970 pessoas que testaram negativo para o novo coronavírus puderam deixar a embarcação, num processo que durou três dias iniciando na quarta-feira passada.
Entre eles, uma mulher de 60 anos testou positivo após retornar para sua casa ao norte de Tóquio.
O coronavírus fora da China
O número já chega há 2.490 casos fora do território chinês. Até o momento, 37 países já registram casos da doença em cinco continentes. África subsariana e América Latina são as únicas regiões que ainda não resgistraram o vírus.
Países dentro do território asiático com mais casos, sem ser a China, já apresentam a marca de 1.227 pessoas infectadas, sendo 90 em Cingapura, 160 no Japão e 977 na Coreia do Sul, além do país sul coreano já apresentar 10 mortes.
Na América do Norte, já são 64 casos, sendo 11 no Canadá e 53 nos Estados Unidos. No Oriente Médio, são 74 casos, sendo 13 nos Emirados Árabes e 61 no Irã.
Já na Europa, o número de infectados já chega a 270, sendo 12 na França, 13 no Reino Unido, 16 na Alemanhã e 229 na Itália, sendo que o país italiano já registrou sete mortes. A capital da Lombardia, Milão decidiu também suspender aulas em universidades e escolas, mas ainda não fechou suas divisas ou proibiu a circulação de pessoas.