Agro Rural

Monte Belo do Sul é o segundo município a receber a escultura de Leão de San Marco no RS

No dia 2 de dezembro será a vez da cidade de Jaguari, dia 10 de dezembro Nova Prata e dia 11 de dezembro, Arvorezinha.

Monte Belo do Sul é o segundo município a receber a escultura de Leão de San Marco no RS

Foi inaugurado nesta sexta-feira (15) a escultura do Leão de San Marco na Piazza Schiavon, em Monte Belo do Sul. A cerimônia ocorreu em comemoração aos 150 anos da imigração Ítalo- Veneta no Estado.

Estiveram presentes no ato, a Secretária de Cultura do Estado, Beatriz Araújo, o Prefeito de Monte Belo do Sul, Adenir Dallé, o Secretário Municipal de Turismo e Cultura, Álvaro Manzoni, o presidente do Comitato Vêneto do Estado do Rio Grande do Sul (COMVERS), Luciano Gastaldo e demais autoridades.

O município é o segundo dentre cinco que ainda devem receber a obra de arte advinda do projeto “25 de Leoni di San Marco”. A primeira entrega ocorreu no Vale Vêneto, no distrito turístico de São João do Polêsine.

O Leão é considerado o símbolo da República de Veneza e reforça a importância do povo vêneto.  O presidente do COMVERS falou sobre a importância da realização do projeto.

“Esse é um projeto do COMVERS, que é um federação que congrega mais de 40 entidades italianas associadas e espalhadas por todo o Estado. É um projeto que temos em parceria com o governo do Vêneto, os recursos são em partes destinados por eles e tem como objetivo colocarmos em espaços públicos, praças, fachadas este símbolo do leão de San Marcos, que representa San Marcos evangelista, por tanto um símbolo católico, cristão, um símbolo de paz, símbolo este que está na bandeira do Vêneto”, diz Gastaldo.

O Secretário Álvaro Manzoni, celebra o momento para o município que mantém há cerca de dezessete anos o gemellagio com Schiavon, na Itália.

“Nós marcamos uma época e devemos fazer nosso trabalho de uma maneira que ela fique consolidada. A escultura do Leão de San Marco é uma obra vinda da região de Vêneto a qual nós temos um história muito grande com o norte da Itália”, afirma.

No dia 2 de dezembro será a vez da cidade de Jaguari, dia 10 de dezembro Nova Prata e dia 11 de dezembro, Arvorezinha.