Brasil

Modificada a menos de 10 anos, tomadas podem voltar a ter dois pinos no Brasil

Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet

Alterado em 2011, o padrão brasileiro de tomadas pode voltar ao que era. Depois da saída da tradicional tomada de dois pinos e a chegada do terceiro, uma exclusividade do Brasil, o atual governo estuda o retorno do padrão antigo. A época, a mudança provocou protestos e críticas por parte da população.

Porém, a mudança também está gerando desconforto. Milhares de residências teriam que trocar todo o sistema, que foi alterado a menos de 10 anos, para o antigo. Ainda, toda nova construção é obrigada por lei a adotar o modelo de três pinos.

Quando houve a mudança, a justificativa era a segurança, já que a obrigatoriedade do chamado pino “terra” diminuiria a chance de choques elétricos.

Em entrevista, o diretor técnico da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Guilherme Tolstoy, classifica a possibilidade de alteração como um “retrocesso”. Tolstoy defende ainda que a mudança traria um impacto econômico contraproducente ao país.

“Quantas construções foram feitas no Brasil nos últimos anos com esse modelo de tomada? Todos os fabricantes de eletrodomésticos e produtos elétricos estão fabricando com o novo modelo de plugue”, disse.

No mundo, não há uma padrão estabelecido. cada país tem autonomia para escolher o modelo usado. Isso reaulta em pelo menos 100 tipos de tomadas diferentes em todo o planeta.

Para que a mudança seja aprovada, é necessário passar pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial ( Conmetro).