Comportamento

Maior Super lua do ano pode ser contemplada na noite desta terça e quarta-feira

Com o céu claro e poucas nuvens o fenômeno pode ser conferido sem problemas na Serra Gaúcha.

Foto: Mauro Teixeira/Leouve
Foto: Mauro Teixeira/Leouve

A maior superlua de 2020, é uma atração a mais para quem está de quarentena. O fenômeno já pode ser visto durante a noite desta terça-feira (07), e deve durar até o final da noite de quarta (8). Esta é a terceira superlua do ano, e você poderá ver nosso satélite natural muito maior e mais brilhante no céu a partir das 18h50 (horário de Brasília).

Superlua é como popularmente chamamos o que, na astronomia, se chama “lua cheia perigeana”. É quando a lua cheia atinge o perigeu, isto é, sua máxima aproximação com o nosso planeta. Já quando ela está em seu máximo distanciamento, ou seja, no apogeu, ela é chamada de microlua.

No perigeu, a Lua aparece até 15% maior e sua superfície fica até 30% mais brilhante do que no apogeu. Nesta terceira superlua de 2020 (e a maior de todas), a Lua estará a 359,908 km da Terra. Estima-se que ela aparecerá 7% maior e 15% mais brilhante do que o habitual.

O ideal é estar no ponto mais alto de sua cidade, ou em um local com uma visão livre do horizonte, já que o contraste com prédios, montanhas e árvores à frente faz a lua parecer muito maior do que de costume. Nada te impede de observar a superlua quanto ela estiver alta no céu, mas o efeito será menos impressionante.
Vai ter mais?

Segundo o astrólogo Richard Nolle, que cunhou o termo em 1979, uma “superlua” é qualquer lua cheia que ocorre enquanto a Lua está a 90% ou mais de sua maior aproximação da Terra, o chamado Perigeu. Isso faz com que ela pareça até 15% maior e 30% mais brilhante do que o de costume.

O perigeu acontece regularmente a cada 28 dias. Entretanto, a ocorrência da Lua cheia no momento exato é mais rara. Em 2020 ela já ocorreu duas vezes, em 9 de fevereiro e 9 de março, e ocorrerá também em 8 de abril e 7 de maio.

Depois disso, os eventos começam a se distanciar. Em junho, por exemplo, a Lua estará no perigeu no dia 3, mas só estará cheia no dia 5, quando já vai estar fora da posição “ideal”. Portanto, não é considerada uma superlua. Grande, talvez, mas não Super. O evento só voltará a ocorrer em 27 de abril de 2021.

Fonte: Olha Digital