Na tarde deste sábado (25), o Ministério Público do Trabalho (MPT) confirmou, de forma exclusiva ao Portal Leouve, que está aberto Inquérito Civil para investigar a morte de um homem, funcionário de um frigorífico da cidade de Garibaldi, que atestou positivo para Coronavírus.
De acordo com o Ministério Público do Trabalho, as investigações iniciais serão realizadas pela Secretaria Estadual da Saúde e o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest/Serra). Ainda, segundo informações da procuradora Priscila Schvarcz, a atuação dos órgãos também está sendo acompanhada pelo Projeto de Adequação do Meio Ambiente do Trabalho em Frigoríficos no RS. Segundo Priscila, após as investigações serem finalizadas, será possível analisar a necessidade da interdição do frigorífico. As investigações terão novos desdobramentos nos próximos dias.
Na tarde deste sábado, a reportagem do Portal Leouve também ouviu dois funcionários da empresa. Os profissionais, que trabalham no segundo turno, afirmaram que o frigorífico disponibilizou máscaras aos funcionários apenas nesta quinta-feira (23). Antes disso, era opcional a utilização do equipamento de proteção. Também, as refeições seguem sendo servidas de forma coletiva nos refeitórios, onde é comum a aglomeração de pessoas. Por outro lado, afirmaram que algumas medidas de prevenção foram adotadas na indústria, como a medição de temperatura e disponibilização de álcool em gel e sabão para a higienização pessoal.
Ainda, de acordo com informações da assessoria de imprensa da prefeitura de Garibaldi, na manhã deste sábado, uma equipe da vigilância epidemiológica do município esteve visitando o frigorífico para verificar as condições de prevenção e enfrentamento ao coronavírus (Covid-19).
Entendendo o caso
No final da tarde desta sexta-feira (24), foi confirmada a morte de um homem de 43 anos, morador de Garibaldi, infectado com Coronavírus. O homem teria sofrido uma parada cardiorrespiratória em sua residência na manhã da sexta, por volta das 7h15min, sendo socorrido por equipes dos Bombeiros e encaminhado ao Hospital São Pedro, onde foi constatada a morte. Após o óbito, amostras foram encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen). Na tarde da sexta, o exame do paciente atestou positivo para Coronavírus.
Antes de sair, leia também:
Morre garibaldense diagnosticado com Coronavírus
Paciente que morreu com Coronavírus em Garibaldi buscou por duas vezes atendimento na rede pública
Foto: MPT