Cidades

Ministério Público do Trabalho investiga casos de Coronavírus em frigorífico de Garibaldi

Segundo informações do MPT, inquérito foi aberto para apuração dos fatos

Ministério Público do Trabalho investiga casos de Coronavírus em frigorífico de Garibaldi

Na tarde deste sábado (25), o Ministério Público do Trabalho (MPT) confirmou, de forma exclusiva ao Portal Leouve, que está aberto Inquérito Civil para investigar a morte de um homem, funcionário de um frigorífico da cidade de Garibaldi, que atestou positivo para Coronavírus.

De acordo com o Ministério Público do Trabalho, as investigações iniciais serão realizadas pela Secretaria Estadual da Saúde e o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest/Serra). Ainda, segundo informações da procuradora Priscila Schvarcz, a atuação dos órgãos também está sendo acompanhada pelo Projeto de Adequação do Meio Ambiente do Trabalho em Frigoríficos no RS. Segundo Priscila, após as investigações serem finalizadas, será possível analisar a necessidade da interdição do frigorífico. As investigações terão novos desdobramentos nos próximos dias.

Na tarde deste sábado, a reportagem do Portal Leouve também ouviu dois funcionários da empresa. Os profissionais, que trabalham no segundo turno, afirmaram que o frigorífico disponibilizou máscaras aos funcionários apenas nesta quinta-feira (23). Antes disso, era opcional a utilização do equipamento de proteção. Também, as refeições seguem sendo servidas de forma coletiva nos refeitórios, onde é comum a aglomeração de pessoas. Por outro lado, afirmaram que algumas medidas de prevenção foram adotadas na indústria, como a medição de temperatura e disponibilização de álcool em gel e sabão para a higienização pessoal.

Ainda, de acordo com informações da assessoria de imprensa da prefeitura de Garibaldi, na manhã deste sábado, uma equipe da vigilância epidemiológica do município esteve visitando o frigorífico para verificar as condições de prevenção e enfrentamento ao coronavírus (Covid-19).

Entendendo o caso
No final da tarde desta sexta-feira (24), foi confirmada a morte de um homem de 43 anos, morador de Garibaldi, infectado com Coronavírus. O homem teria sofrido uma parada cardiorrespiratória em sua residência na manhã da sexta, por volta das 7h15min, sendo socorrido por equipes dos Bombeiros e encaminhado ao Hospital São Pedro, onde foi constatada a morte. Após o óbito, amostras foram encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen). Na tarde da sexta, o exame do paciente atestou positivo para Coronavírus.

Antes de sair, leia também:
Morre garibaldense diagnosticado com Coronavírus
Paciente que morreu com Coronavírus em Garibaldi buscou por duas vezes atendimento na rede pública

Foto: MPT