Caxias do Sul

Microempa lança marca e programação alusivas aos 40 anos de fundação

Entidade, sediada em Caxias do Sul, projeta ampliação nos negócios internacionais, atuação em abrangência estadual e expansão estrutural

Microempa lança marca comemorativa e inicia programação alusiva aos 40 anos de fundação
Presidente da entidade, Pedro Elói Steffens, conduziu o encontro | Foto: Luca Roth/Grupo RSCOM

A Associação das Empresas de Pequeno Porte do Rio Grande do Sul (Microempa) deu início, nesta quarta-feira (24), às celebrações dos 40 anos de fundação em Caxias do Sul. Em um café com associados e colaboradores na sede, a entidade lançou a marca oficial do aniversário e prospectou os próximos passos para ampliação das atividades, que atingem mais de três mil negócios. A Microempa comemora quatro décadas no dia 5 de novembro.

Pedro Elói Steffens, colaborador da associação há 33 anos e, hoje, presidente, conduziu o encontro.

Acompanhei o crescimento da Microempa e dos associados. Nosso trabalho só é consolidado quando chega dentro das pequenas empresas. Para o futuro, planejamos aumentar as oportunidades porque nosso principal objetivo é buscar alternativas. Temos oportunidades porque trabalhamos com projetos, hoje são 10 em andamento em Brasília. É motivo de satisfação e orgulho“, disse.

Eixo fundamental da entidade, os negócios internacionais devem ser incrementados. Nos últimos três anos, a Microempa coordenou o Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), que levou, somente no ano passado, 155 empresas gaúchas capacitadas a exportarem R$ 40,9 milhões em produtos. São 37 municípios envolvidos, conforme Steffens.

O presidente assegurou que a Microempa busca consolidar uma atuação em abrangência estadual, e não apenas regional. Junto a isso, são pensados investimentos em pesquisas e estudos, ampliação do atendimento às demandas, novos projetos para associados e mais proximidade com o poder público.

Ainda neste ano terá início a obra de expansão do prédio da Microempa, situado no bairro De Lazzer. A edificação terá cinco andares e estacionamento, com o intuito de acomodar os parceiros e amplificar os atendimentos. O investimento está orçado em R$ 6 milhões, com previsão de conclusão para até dois anos.

Queremos ser porta-vozes em termos de informações com relação às micro e pequenas empresas. Em pouco tempo, teremos tudo isso em nível de Rio Grande do Sul, a partir de 2024, a Microempa se torna representante do Estado e não apenas da Região Nordeste“, reforçou Steffens.

Ele destaca, ainda, quatro movimentos integrados por associados da entidade: o Comitê Técnico de Assuntos Tributários, o Conselho Municipal de Turismo de Caxias do Sul (Comtur), o Comitê de Meio Ambiente das Entidades Empresariais e o grupo Mobilização por Caxias do Sul (MobiCaxias).

Acompanhe, abaixo, a programação de aniversário da Microempa. Outros eventos ainda podem ser incluídos.

Programação alusiva aos 40 anos de fundação

Julho
25 – Bordando laços – Núcleo Teia

Agosto
01 – Transformando problemas em oportunidades – Economia Criativa
08 – Venda Inteligente – Microempa Jovem
13 – 7º Meeting de Negócios – Microempa Jovem
14 – Cenário econômico internacional e nacional: perspectivas após a catástrofe climática no RS – Microex
21 – Idade Dourada – Empreendedoras
24 – Pitstop Criativo – Economia Criativa
27 – Visão e estratégias de longo prazo para manter o crescimento e a relevância. – AGEEL
28 – Desafio dos mercados internacionais de bebidas – Microex
29 – Cuidados com a pele – Núcleo da Beleza e Bem-Estar

Setembro
13 – Semana Farroupilha Microempa
26 – Workshop Núcleo dos Consultores

Outubro
05 – Congresso Serrano de Vendas e Inovação Microempa
19 – Noite de Massas – Microempa Jovem
22 – Viver Bem Núcleo da Saúde

Novembro
05 – Aniversário de 40 anos da Microempa

Dezembro
A definir – Dia do Associado