Comportamento

Mesmo com denúncia protocolada, entrada de esgoto segue acontecendo na barragem de Garibaldi

Denúncia foi feita nas Secretarias do Meio Ambiente e de Obras e na Promotoria de Justiça há dois meses, contudo, nenhuma ação foi efetivada.

Mesmo com denúncia protocolada, entrada de esgoto segue acontecendo na barragem de Garibaldi

Na tarde desta terça-feira (14), moradores do bairro Três Lagoas de Garibaldi buscaram a reportagem do Portal Leouve para efetuar novamente denúncias sobre a entrada de esgoto cloacal na barragem do município.

De acordo com informações, por conta do baixo nível de água, canos do esgoto e dejetos são observados entrando no lago. Essa mesma situação foi denunciada no dia 24 de fevereiro, onde moradores efetuaram a gravação em vídeo da entrada de esgoto no local. Na ocasião, a denúncia foi protocolada junto a Secretaria de Obras, do Meio Ambiente e na Promotoria de Justiça de Garibaldi.

Passado-se quase dois meses, nenhuma solução foi adotada por parte do poder público e a entrada de esgoto segue sendo alvo de questionamentos dos moradores. Além do baixo nível da barragem por conta da estiagem dos últimos meses, a péssima qualidade de água do lago também é motivo de preocupação por parte da população garibaldense.

Buscada pela reportagem, a prefeitura de Garibaldi respondeu aos questionamentos da seguinte forma: “O Município executou no entorno da barragem um sistema separador absoluto para captação do esgoto cloacal para posteriormente ser tratado na ETE da Corsan. Os agentes municipais estão realizando vistorias e orientando os moradores do entorno para a forma correta de ligação na rede coletora. No entanto, conforme as imagens, ainda há residências que desrespeitam as normas e acabam ligando na rede pluvial, sendo concedido prazo de 30 (trinta) dias para adequar-se e efetuar a ligação do esgoto na rede correta. Além disso, ressaltamos que no entorno da barragem existe 3 (três) Estações de Tratamento de Esgoto e que após receber o esgoto e realizar o tratamento, o mesmo é bombeado para fora do leito da barragem.”

Fotos: Felipe Vicari/Grupo RSCOM