Cidades

Mesmo com decreto estipulando o uso de máscaras, garibaldenses seguem descumprindo medidas sanitárias

Quase 40% da população pesquisada não estava utilizando o equipamento de proteção.

Mesmo com decreto estipulando o uso de máscaras, garibaldenses seguem descumprindo medidas sanitárias

Na manhã desta segunda-feira (20), a reportagem do Portal Leouve realizou um levantamento do uso de máscaras na área central de Garibaldi. A avaliação foi realizada no horário das 8h30min às 9h30min, no entroncamento da Rua Buarque de Macedo com a Avenida Rio Branco e contabilizou 244 pessoas. De acordo com a sondagem, cerca de 36,5% da amostra não estava utilizando máscaras de proteção. Procurada pela reportagem, a prefeitura do município afirma ter feito levantamento que apontava 80% de adesão ao uso do equipamento no município.

Segundo o Decreto Municipal, a utilização do equipamento de proteção individual é obrigatório em estabelecimentos comerciais e também nas áreas públicas do município. Essa foi uma das medidas estipuladas para que pudesse haver a retomada do comércio local.

Questionada pela reportagem do Portal Leouve sobre os moldes da fiscalização, a assessoria de imprensa da prefeitura de Garibaldi respondeu da seguinte forma: “O Município está trabalhando forte no sentido de conscientizar as pessoas e os estabelecimentos sobre a importância do uso da máscara e neste primeiro momento numa eventual abordagem as pessoas serão orientadas. As penalidades administrativas constante no Decreto são de aplicação sucessiva, conforme o art.8, parágrafo segundo e o caráter delas é educativo. A ideia é orientar, advertir e não sair multando ou prendendo as pessoas. As penalidades mais severas serão utilizadas em casos mais graves ou para aqueles em que a orientação e a advertência não surta efeito.”

Denúncias podem ser efetuadas pelos fones: (54) 3462-8258 e (54) 99921-6208.

Foto: Felipe Vicari/Grupo RSCOM