A maternidade SUS no Hospital Virvi Ramos, em Caxias do Sul, registrou 151 nascimentos em dois meses. São 85 meninos e 66 meninas. O serviço passou a funcionar no Virvi em 1º de julho de 2024, após articulação realizada pela administração municipal para manter o atendimento em Caxias do Sul, uma vez que o Hospital Pompéia optou por encerrar os serviços de maternidade.
A estrutura é composta por centro obstétrico, consultório, oito leitos de UTI Neonatal (serviço que não era mais ofertado no Hospital Pompéia), ala de internação obstétrica, salas de recuperação, de cesárea, de pré-parto, parto e pós-parto. A capacidade é de até 120 partos por mês.
O serviço proporciona a implantação de implante anticoncepcional subdérmico (este para mulheres de até 17 anos incompletos e conforme critérios clínicos e de vulnerabilidade social pré-estabelecidos) ou de DIU de cobre como métodos contraceptivos.
A maternidade do Virvi Ramos funciona atualmente em espaço transitório, enquanto a nova ala, que será a definitiva, passa por adequações.
“Esse alto número de gestantes que procuraram a maternidade SUS no Virvi Ramos para terem seus filhos muito nos alegra pois é um serviço de qualidade como o que vínhamos ofertando nos seis meses anteriores na estrutura cedida no Pompéia. Esse serviço se soma ao Hospital Geral, que é a outra possibilidade para partos via SUS em nosso Município”, destaca a secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi.
Entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2024, a maternidade foi mantida ainda na estrutura cedida pelo Hospital Pompéia, enquanto era organizada a abertura do espaço no Virvi Ramos.