Comportamento

Lotação gera reclamações e explicações no Hospital São Carlos em Farroupilha

Reportagem do Leouve foi chamada até o local

Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM
Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM

A manhã da quarta-feira (11) foi de muito movimento e de reclamações por parte dos usuários do ambulatório do Hospital São Carlos, única casa de saúde de Farroupilha. Houve relatos de lotação na sala da espera, falta de atendimento preferência e de pessoas que chegaram no local por volta de 7h45min e até às 9h30min ainda não haviam recebido atendimento para realizar a ficha cadastral e a triagem.

Foi o caso de Eva Moares, de 37 anos, que estava acompanhando a sua sogra, de 67 anos, que passou por uma cirurgia ha cerca de uma semana e precisava de atendimento médico por estar se sentido com dores. Ela relatou que o atendente do hospital teria dito a elas que não seria possível o atendimento preferencial neste caso, mas que ela seria atendida por ordem de chegada.

Conforme a direção do São Carlos o procedimento está correto. Foi explicado que em casos de prós-operatório, a consulta deve ser realizada com o mesmo profissional que realizou a operação. O médico começa os atendimentos no início da manhã e as consultas são realizadas por ordem de chegada, o que justifica o tempo de espera da paciente em questão.

Com relação ao intenso movimento da manhã, a direção disse que, durante a quarta-feira, são realizados além do atendimento ambulatorial de rotina, consultas com outras especialidades médicas. A administração explicou que apenas para a área de traumato-ortopedia, o São Carlos é referência para 34 municípios do região e que muitas prefeituras encaminham os seus pacientes ao mesmo tempo para receber atendimento. As filas e o tempo de espera vão diminuindo gradativamente ao tempo que os atendimentos ocorrem.

O São Carlos ainda ressaltou que não há falta de médicos na instituição. Nesta manhã, seis profissionais estavam realizando consultas.