Caxias do Sul

Liga Feminina de Combate ao Câncer de Caxias do Sul recebe honraria da Câmara de Vereadores

Premiação foi entregue na noite desta quarta-feira pela presidente do Legislativo, em comemoração aos 40 anos da entidade

Liga Feminina de Combate ao Câncer recebe Prêmio Caxias do Sul na Cãmara de Vereadores
Foto: Divulgação

A Liga Feminina de Combate ao Câncer recebeu na noite desta quarta-feira o Prêmio Caxias do Sul, máxima honraria da Câmara de Vereadores no município, celebrando os 40 anos de trabalho voluntário da entidade no atendimento de pacientes oncológicos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade.

Premiação foi entregue pela presidente da Casa, vereadora Marisol Santos (PSDB), que apontou as diversas ações da entidade ao longo dos 40 anos de criação.

Falar de Liga é falar de amor, de doação. Foram muitas as iniciativas importantes ao longo dessa história, que vão das visitas aos pacientes, a entrega dos medicamentos, a acolhida durante o tratamento, aos grandes eventos que significam recursos importantes para a manutenção do trabalho e dos quais eu tenho a alegria de participar sempre que posso, porque sei da seriedade, da verdade e do amor que essas voluntárias colocam em tudo o que fazem”, disse Marisol.

 

Magda Corseti Torresisi, uma das criadoras da Liga, contou que a criação da entidade foi uma provocação da Liga de Porto Alegre, na época com quase 30 anos de atuação na Capital. “Nos perguntávamos como íamos fazer, ‘se não somos médicas nem enfermeiras, como vamos trabalhar?’ Mas tínhamos uma certeza que perdura até hoje: a atração que temos por ajudar os outros, sempre acreditando na fé e no poder da cura”.

A presidente da Liga, Marilete Alquati, destacou que o auxílio vai muito além do auxilio aos pacientes e suas famílias nos atendimentos hospitalares.

“Auxiliamos com remédios, complemento alimentar, alimentos para o rancho e muito mais. Vai além do carinho e do conforto no momento doloroso da doença, vamos ao olhar humano e atento às dores específicas de cada paciente e de suas famílias”, aponta.

A Liga Feminina de Combate ao Câncer é uma entidade filantrópica, apartidária e apolítica, sem fins lucrativos que busca auxiliar os pacientes na promoção da saúde e bem estar, além de buscar formas de prevenção.

O trabalho é realizado através de várias ações como plantões nos hospitais, eventos beneficentes, visitas aos pacientes e ações temáticas no Outubro Rosa e Novembro Azul no município.