A criação da Zona Franca da Uva e do Vinho, que visa a desburocratização de encargos para produtores vitivinícolas da Serra Gaúcha, foi pauta de encontro realizado neste sábado (27), no Hotel Spa do Vinho Condomínio Vitivinícola, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. O encontro contou com a presença de mais de 120 lideranças do setor vitivinícola, além de autoridades políticas regionais, estaduais e nacionais.
Na ocasião, a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP), líder do governo no Congresso Nacional, esteve presente, ouviu detalhes e manifestou seu apoio ao Projeto de Lei 9045/17. A proposta, que foi apresentada em 2017 pelo ex-deputado federal João Derly, também teve garantia de apoio do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), que em março deste ano, cumpriu agenda em Bento Gonçalves.
Na ocasião, Hasselmann afirmou que, como líder do governo, irá somar a sua força com a de outros parlamentares que já se posicionaram favoráveis para a criação da Zona Franca da Uva e do Vinho. Contudo, pondera que é necessário construir, junto a outros partidos, uma maioria, afim de que projeto seja executado.
Segundo dados do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), a cada dez garrafas de vinho consumidas no Brasil, nove são importadas. Conforme representantes da classe vitivinícola, isso ocorre por conta dos impostos praticados para os produtores locais. O projeto propõe redução, ou até mesmo a isenção de tributações no varejo, que trariam como resultado, maior competitividade dos vinhos brasileiros no mercado. Por isso, a importância de desengavetar o projeto que está parado na Câmara Federal.
Ainda, aproveitando a oportunidade, a líder do governo no Congresso Nacional destacou alguns pontos referentes a Reforma da Previdência e das chances de aprovação no Plenário. Acompanhe manifestação abaixo:
Joice Hasselmann foi a mulher mais votada da história da Câmara dos Deputados, elegendo-se com mais de 1 milhão de votos por São Paulo. Na Câmara, a parlamentar é membro titular da Comissão de Finanças e Tributação e suplente na Comissão de Constituição e Justiça, além de ser suplente na Comissão Especial da Previdência Social.
Fotos: Felipe Vicari/Grupo RSCOM