A lei que permite que animais de estimação possam visitar pacientes em hospitais do Rio Grande do Sul foi publicada no Diário Oficial do estado nesta quinta-feira (24), e foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa no início do mês, e será sancionado pelo governador Eduardo Leite na próxima quinta-feira (31).
A lei permite a visitação de animais domésticos e de estimação em hospitais privados ou públicos contratados, conveniados e cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo que é permitido até mesmo a visitação para os profissionais da área da saúde.
Os animeais permitidos até no momento são os cães, gatos, pássaros, coelhos, chinchilas, tartarugas, hamsters. Outras espécies devem passar por avaliação médica para serem autorizadas.
Instituições da Capital já autorizam a visita de aminais a pacientes internados. De acordo com o Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre, além do São Lucas, o Hospital Conceição e o Independência possuem protocolos que permitem a visita de animais.
Regras para visitas
Além da restrição pelo porte, outras regras devem ser obedecidas nos hospitais do estado. O ingresso deverá ser agendado previamente com cada hospital, o animal deve ser transportado em equipamentos adequados, ele deve ter tomado banho até 24 horas antes da visita e ainda deve estar acompanhado de outro responsável, além do paciente.