Bento Gonçalves

“Jantar da Gratidão” conclui a 146ª Festa de Santo Antônio em Bento Gonçalves

No evento, foi realizada a entrega dos prêmios da Ação entre Amigos. Amanda Depieri Matos, de Mogi das Cruzes/SP, ganhou o 1° prêmio, um Fiat Argo 1.0 - 0Km

Foto: Felipe Padilha/Divulgação
Foto: Felipe Padilha/Divulgação


A Paróquia Santo Antônio, de Bento Gonçalves, realizou no sábado, 31 de agosto, a entrega dos prêmios da Ação entre Amigos 2024, durante o “Jantar da Gratidão”, evento ocorrido no Salão Paroquial. A cerimônia reuniu membros da comunidade, equipes de trabalho, festeiros, premiados e a imprensa, marcando o encerramento da 146ª Festa de Santo Antônio.

O pároco, padre Volmir Comparin, pontuou o engajamento coletivo das diversas equipes para a realização desta que é a mais antiga festa religiosa da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul.

“É um momento de coroamento, de ação de graças pelo trabalho realizado. Assim se constrói essa bela festa de Santo Antônio, com muitas mãos. Parabéns pelo bom êxito e que Santo Antônio interceda por todos. Já estamos nos aquecendo para a 147ª festa”, exclamou.

A ganhadora do primeiro e principal prêmio da Ação entre Amigos, Amanda Depieri Matos, com o número 41.547, reside em Mogi das Cruzes – SP e se fez presente a partir de um vídeo. Ela contou que adquiriu os números após saber das ações que a Paróquia Santo Antônio realizou no cuidado com os atingidos pelas enchentes de maio. Ela irá receber um Fiat Argo 1.0 – 0Km.

Também foram agraciados Volmir Andreolla, com uma motocicleta Honda Biz | 0Km | Ano 2024; Suéli De Toni, com um kit de persiana double vision, tapete, cortina e rolo de papel de parede; Marines Costela foi a ganhadora do quarto prêmio: cozinha completa, com oito módulos. Eloide Bonatto foi premiada com um colchão com magnetoterapia e sistema elétrico de massagem.

O Jantar

Foto: Felipe Padilha/Divulgação
Foto: Felipe Padilha/Divulgação
Foto: Felipe Padilha/Divulgação

 

Feita a entrega dos prêmios e diversos agradecimentos, aconteceu a acolhida e início oficial dos trabalhos da 147ª Festa de Santo Antônio, que terá sua culminância em 13 de junho de 2025. Cada casal de festeiros acolheu, com uma réplica do quadro histórico que deu início à devoção em Bento Gonçalves, seus afilhados festeiros, responsáveis pelos festejos do próximo ano.

Eles também deram a sua saudação inicial e disseram estar felizes e ansiosos com o convite e com o desafio de preparar as homenagens em honra ao Padroeiro. São eles: Arlindo Rizzardo e Maria de Lourdes Piletti Rizzardo; João Gentilini e Marciana Balbinot Gentilini; Marcelo Falabretti e Maiquele Vogt; Roberto Camargo Meggiolaro Júnior e Cassiane Rossini; Valentin Glanert e Alzira Fávero Glanert; Vilson Franceschini e Jucelaine Casagrande Franceschini.

O “Jantar de Gratidão” foi concluído com um jantar com as duas equipes de festeiros: os que se despedem e os que chegam para seguir a saga dos 147 anos da bela devoção a Santo Antônio.

Investimentos dos recursos dos festejos

Nos próximos dias será divulgado oficialmente o resultado financeiro da 146ª Festa de Santo Antônio. Esses valores, fruto da colaboração da comunidade: com os patrocínios, a aquisição da Ação entre Amigos, ofertas, doações e a participação nos eventos, traz aos devotos a satisfação de ajudar as comunidades da Paróquia.

Nos últimos anos, os recursos arrecadados com a iniciativa foram investidos na construção de novas igrejas, na manutenção dos espaços de evangelização, na formação de lideranças e na caridade, além da instalação dos novos sistemas de som e transmissão das Missas, no Santuário Santo Antônio.

Além disso, a Paróquia realizou a pintura externa do Santuário Santo Antônio, num montante de R$ 300 mil e substituiu o telhado do Edifício Santo Antônio, concluindo com a instalação de placas para a captação de energia solar. Foi feita a reforma do quarto andar do Edifício Santo Antônio, o espaço acolhe a Pastoral da Sobriedade.

Neste ano, a centenária imagem do Padroeiro, que fica no Santuário foi enviada para restauro e, além disso, existe o projeto da construção da igreja da comunidade Nossa Senhora da Saúde, do loteamento Vinhedos.