O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) iniciou, na última semana, a obra de implantação de redes coletoras de esgotamento sanitário do tipo separador absoluto no bairro Petrópolis. Ao todo, serão 8.286 metros de tubulação, em um investimento de mais de R$ 2,7 milhões. A equipe trabalha, no momento, na rua Ernesto Marsiaj, a qual está em meia pista para circulação de veículos.
A engenheira técnica em saneamento da Divisão de Planejamento Integrado (DPI), Maísa Trevisan, explica que a obra segue as diretrizes da Administração Municipal de buscar a universalização do tratamento de esgoto. “Além de contribuir com a conservação dos recursos naturais, essa intervenção auxiliará o Samae a alcançar a meta estipulada no Marco Legal do Saneamento Básico, o qual diz que até 2033 as cidades brasileiras deverão tratar 90% dos esgotos produzidos”.
As redes irão direcionar os efluentes para seu tratamento no Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) Pena Branca, o qual foi projetado para funcionar apenas por gravidade, sem necessidade de estações de bombeamento.
A empresa vencedora da licitação é a Construtora Sintra Ltda. A obra está prevista para ser concluída em setembro de 2022.