Com o último decreto publicado em Bento Gonçalves, muitos estabelecimentos puderam retomar as suas atividades, de forma gradual e com as devidas restrições.
Isto também englobou importantes segmentos ligados ao turismo e gastronomia na região, que são responsáveis por uma fatia importante da economia local, como restaurantes e vinícolas.
Em pelo menos dois importantes roteiros turísticos como as Cantinas Históricas e Vale dos Vinhedos, os estabelecimentos em sua ampla maioria já se encontram em funcionamento, dando início ao processo de recuperação econômica do setor.
Somente na região do Vale dos Vinhedos, 14 restaurantes e 12 vinícolas já retomaram às suas atividades. Em outro importante roteiro turístico na região, a Cantinas Históricas, está com apenas um estabelecimento que ainda não retomou às suas atividades.
Na Rota Vale do Rio das Antas, dois estabelecimentos encontram-se em pleno funcionamento enquanto que os demais devem retomar gradualmente nos próximos dias.
Espaço reduzido e medidas de assepsia, como higienização e disponibilização de álcool gel para clientes e funcionários, são as medidas impostas para que estes estabelecimentos iniciem o processo de retomada.
O Secretário de Turismo de Bento Gonçalves, Rodrigo Parissotto, ressaltou que os estabelecimentos estão preparados para recuperar gradualmente a economia e ao mesmo tempo garantir a saúde de todos:
“Temos que tomar todos os cuidados possíveis, mas ao mesmo tempo é preciso iniciar o processo de recuperação econômica. Os estabelecimentos do setor estão preparados para atender o público de forma segura e garantir a saúde de todos”, afirmou.