Através do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), a Serra Gaúcha terá o primeiro mestrado gratuito em educação. O campus Farroupilha está apto a oferecer o Mestrado Profissional em Educação Básica. A autorização ocorreu nesta semana, através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação.
De acordo com o IFRS, está prevista a abertura de 24 vagas na primeira turma, em 2024. Ainda não há, porém, edital ou cronograma definidos para o processo seletivo.
O Mestrado Profissional em Educação Básica terá o objetivo de qualificar profissionais da educação, especialistas e graduados que atuem em cargos e funções em instituições escolares ou órgãos de gestão dos sistemas de ensino. A formação vai estudar a produção de conhecimentos científico-profissionais, metodologias e tecnologias relevantes para o desenvolvimento educacional, que contribuam com as demandas do campo de atuação na Educação Básica de cada estudante.
O curso terá a carga horária total de 360 horas/aula mais o Trabalho de Conclusão de Curso, que consiste em um artigo e um produto educacional alinhado ao campo de trabalho do mestrando. Ao todo, serão 2 anos para a estudante integralizar o curso.
“Recebemos com muito orgulho a informação da autorização do nosso Mestrado Profissional em Educação Básica. Importante marco para a Serra Gaúcha, graças ao empenho, dedicação e qualificação dos servidores do campus e da instituição, em especial aqueles diretamente ligados ao programa, e ao qual esta direção-geral estende especial cumprimentos. Mais uma conquista do nosso campus para a nossa comunidade e toda a Serra”, celebra Leandro Lumbieri, diretor-geral do IFRS – Campus Farroupilha.