Todos os meses, o Tacchini Sistema de Saúde utiliza cerca de 260 bolsas de sangue para tratamento dos seus pacientes e precisa repor esse estoque junto ao Hemocentro de Caxias do Sul (Hemocs). Contudo, em função das paralisações ocasionadas pela pandemia, as doações direcionadas ao hospital não alcançaram 50% desse montante.
Pensando em combater a queda no estoque de bolsas de sangue nas últimas semanas, o Tacchini Sistema de Saúde está mobilizando empresas, entidades e pessoas físicas em uma nova campanha de doação. Os primeiros a se juntarem ao hospital nessa luta foram os brigadianos do 3º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPAT) de Bento Gonçalves.
COMO DOAR
O Hospital Tacchini não possui banco de sangue, apenas uma agência transfusional. Ou seja, o espaço é preparado para realizar uma série de procedimentos, como armazenagem e transfusões ambulatoriais, mas não está apto a realizar coleta.
Contudo, para facilitar as doações, uma parceria entre Prefeitura de Bento Gonçalves e hospital realiza o agendamento e oferece transporte gratuito até o Hemocs, em Caxias do Sul.
Durante a pandemia, o cuidado com segurança durante a viagem é redobrado. O veículo é higienizado a cada viagem e a distância mínima entre passageiros é respeitada. Além disso, os doadores recebem todos os equipamentos de proteção necessários.
As viagens ocorrem todos os sábados pela manhã. Em outros dias da semana, a agência transfusional realiza o agendamento no Hemocs, mas não fornece transporte. Para realizar seu agendamento junto ao Tacchini, basta entrar em contato pelo (54) 3455-4151.