O 1º Hospital de Campanha de Caxias do Sul, localizado dentro do Hospital Virvi Ramos, foi aberto nesta terça-feira (5). São 49 leitos para tratamento de pacientes de grau leve e moderado mais 5 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), os quais aguardam a portaria de habilitação do Ministério da Saúde (MS).
Dos 49 leitos, 15 estão localizados no setor 300 e 34 na área que era ocupada pela saúde mental. A Prefeitura criou mais 5 leitos de UTI, ampliando para 9 os leitos de cuidados intensivos no Hospital. Cada um deles terá um custo de R$ 2,8 mil dia por paciente. Para oferta e manutenção, o investimento mensal será de R$ 697.160,00.
Leitos de UTI
O Município conta com 35 leitos de UTI SUS. Contudo, um leito é destinado exclusivamente para atendimento a pacientes de pós-operatório de cirurgia de labiopalatal. Dessa forma, são utilizados 34 leitos para cuidados intensivos de qualquer caso clínico. A Prefeitura de Caxias do Sul ampliou para mais 25 leitos, sendo 5 no Hospital Virvi Ramos, 10 no Hospital Geral e 10 no Hospital Pompeia. Os leitos do Virvi e do Geral estão prontos, aguardando apenas a portaria de habilitação do Ministério da Saúde. Já os 10 leitos do Hospital Pompeia aguardam os equipamentos que serão fornecidos pelo órgão estadual ou federal.