Bento Gonçalves

Há 100 anos era lançada a pedra fundamental do Hospital Tacchini

Considerada uma das marcas mais apreciadas da cidade de Bento Gonçalves, o hospital comunitário celebra seu centenário com jantar e homenagens na próxima segunda-feira

HÁ 100 ANOS


Há 100 anos, exatamente num 20 de setemrbro e atendendo ao chamado do médico Bartholomeu Tacchini, a comunidade se reuniu para um momento especial: o lançamento da pedra fundamental de um hospital.

A estrutura era uma necessidade apontada pelo médico italiano para ,abrigar equipamentos e remédios que dessem as condições de trabalho para prestar um atendimento de qualidade à população de Bento Gonçalves. A partir de então foi criado um Conselho de Administração, que foi responsável não apenas por buscar recursos que permitiram a construção do primeiro prédio do complexo hospitalar, concluído em 1927, como também por administrá-lo. Ou seja, em menos de três anos o que era um sonho, virava realidade. E a administração executiva profissionalizada do hospital continua até hoje sob o guarda-chuva protetor do Conselho de Administração comunitário e não remunerado criado em 1924.

Os primeiros equipamentos e materiais para o hospital foram adquiridos pelo próprio Dr, Tacchini que, para tanto, viajou à Itália. Em pouco tempo, a qualidade do atendimento fez com que a instituição expandisse suas fronteiras além de Bento Gonçalves, recebendo pacientes de toda a serra gaúcha.

A condição de referência regional que fez com que Hospital Tacchini passasse por incontáveis ampliações, modernizações e a incorporação de novos serviços. Além disso, a partir de 1980, novas unidades passaram a ser criadas para atender a demanda da comunidade. A primeira delas foi o Plano de Saúde Tacchimed, que hoje conta com 62 mil vidas sob seu cuidado.

Em 2004, o então Hospital Beneficente São Roque, de Carlos Barbosa, passou a ser gerido pelo Tacchini Saúde. Em 20 anos de administração, a instituição que hoje é conhecida como Tacchini Carlos Barbosa reformulou completamente a estrutura de uma série de serviços essenciais à comunidade, como Pronto-Socorro, Centro Cirúrgico, salas de recuperação, Centro Obstétrico, Clínica de Especialidades e Clínica da Mulher.

Em 2014, a instituição criou o Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde, braço de pesquisa da instituição. O espaço vem se destacando pela participação em diversos estudos multicêntricos nacionais e internacionais, na busca pelas melhores terapias em áreas como cardiologia, oncologia, fisioterapia, pediatria e medicina intensiva.

Atualmente, o complexo possui cerca de 2.200 colaboradores ativos. Entre eles, estão os mais de 260 médicos de 53 especialidades diferentes, que formam o Corpo Clínico do Tacchini.