Comportamento

Guarda Civil Municipal detém homem que divulgou áudio sobre estado de sítio em Bento

Áudio informando o fechamento da cidade para entradas e saídas de pessoas circulou na internet na noite desta quinta-feira

Guarda Civil Municipal detém homem que divulgou áudio sobre estado de sítio em Bento

Uma situação que tem causado transtornos em meio a situação do coronavírus é a circulação de uma série de notícias falsas. Recentemente foi espalhado que o homem de 58 anos, que foi o primeiro caso confirmado de Covid-19 em Bento Gonçalves teria falecido, quando na verdade ele segue hospitalizado na CTI.

Na noite desta quinta-feira (19), a fake news da vez foi que o município de Bento Gonçalves entraria em estado de sítio, ou seja, sem a possibilidade de ninguém sair ou entrar na cidade. Só que desta vez, o falso boato teve consequências e o responsável por inventar o fato e espalhar nas redes sociais responderá judicialmente.

Um homem de 32 anos gravou um áudio informando que o Coordenador da Defesa Civil de Bento Gonçalves, Thiago Fabris, teria anunciado a situação em questão no município, em que somente seriam permitidas as entradas de alimentos e remédios.

Devido ao fato ter se espalhado pelas redes sociais, a Polícia Rodoviária Federal teve que emitir um comunicado informando a população que a notícia não era verdadeira.

O acusado foi localizado na empresa em que trabalhava, no Bairro Panazzolo e posteriormente preso e encaminhado pela Guara Civil Municipal à DDPA (Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento) para registro de termo circunstanciado.

Ele foi enquadrado nao artigo 41 da Lei de Contravenções penais que prevê pena de prisão de 15 dias a seis meses para quem provocar alarme, anunciando perigo ou desastre que seja inverídico.