O final de semana será marcado por mais uma ação solidária do grupo Pé Na Lama. No domingo (18), os integrantes do projeto realizam a entrega de donativos às pessoas atingidas pelas enchentes de maio, no Rio Grande do Sul. Desta vez, quatro caminhões utilitários e 12 veículos carregados com cerca de 10 toneladas de doações partem, às 8h30min, de Bento Gonçalves com destino à Região Metropolitana de Porto Alegre.
A arquiteta Caroline Josende, uma das fundadoras do projeto, ressalta que quase 100 dias depois do ocorrido, a situação do pós-enchente ficou esquecida, mas muitas pessoas ainda necessitam de ajuda em diversos lugares.
“Nesta ação, iremos a Porto Alegre atender às ilhas em volta do Guaíba, na qual foram muito afetadas. Não tem muito tempo que a água baixou, ali demorou mais, por isso essas pessoas não conseguiram pegar donativos enquanto vários grupos estavam atuando”, conta.
Caroline menciona a importância do Pé Na Lama ainda realizar essas ações.
“É essencial ainda estarmos na luta em prol de tantas famílias que foram atingidas por essa catástrofe de forma direta ou indireta. Além de perderem suas casas, muitas delas também perderam emprego e o sustento da família”, completa.
Grupo Pé na Lama
Fundado em 2023, o projeto Pé na Lama está há mais de 100 dias ajudando cerca de 40 municípios atingidos pelas enchentes. O grupo, com base em Bento Gonçalves, conta com 266 voluntários, além de 140 camionetes cadastradas para realizar as entregas — a grande maioria dos itens vêm de São Paulo.
O Pé na Lama aceita doações via PIX (chave CPF 007.337.740- 67 – Caroline Josende). O contato com o grupo pode ser realizado pelo telefone (54) 99944-9227. Nas redes sociais, o projeto é encontrado pelo @penalama2023.