Comportamento

Governo Federal estuda implementar respiradores de ar criados em Bento, no combate ao Covid-19

Equipamentos podem atender até quatro pacientes de forma simultânea

Foto: Divulgação / Márcio Chiaramonte
Foto: Divulgação / Márcio Chiaramonte

Na tarde desta terça-feira (24), o Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, publicou em seu facebook oficial que cogita a implementação de equipamentos respiradores mecânicos de ar, que podem atender até quatro pacientes de forma simultânea no combate ao Covid-19 no país.

A ideia destes equipamentos surgiu na UPA de Bento Gonçalves, por meio do Dr Amauri e a partir de então, o Engenheiro Elétrico e Mestre em Automação, Márcio Chiaramonte, que é natural de Bento Gonçalves e sócio-proprietário de uma empresa de uma conceituada empresa de metais no município, identificou componentes simples e disponíveis no mercado que viabilizam essa otimização do aparelho.

Com a instalação de Ts  utilizados em materiais como cobre ou até mesmo canos de PVC, se concluiu que os respiradores forçam muito mais oxigênio e desta forma podem atender até quatro pacientes contaminados pelo Coronavírus, de forma simultânea.

Chiaramonte ressaltou que as pessoas atendidas de forma simultânea por meio dos respiradores, precisam ser da mesma faixa etária, já que pacientes com idades muito distintas apresentam necessidades respiratórias diferentes, mesmo em casos de insuficiências.

O engenheiro falou ainda sobre a estrutura do Hospital Tacchini e da UPA de Bento Gonçalves no atendimento aos pacientes de Covid-19 no município e sobre a implementação dos respiradores com a capacidade multiplicada:
“O número de respiradores no Hospital Tacchini e na UPA são mais do que suficientes para atender ao quadro atual do vírus em Bento Gonçalves. O Tacchini possui 40 respiradores e a UPA 5. Mas em caso de um aumento significativo e piora da situação, o município está preparado para implementar o uso desses respiradores e atender a mais de um paciente de uma só vez, a partir da parceria firmada com a prefeitura municipal”, afirmou.