RECONHECIMENTO

Azeites de oliva gaúchos são listados entre os melhores do mundo

Estância das Oliveiras e Capela de Santana integram o ranking Flos Olei 2026, que avalia 500 propriedades em 57 países

Foto: Divulgação/Sict
Foto: Divulgação/Sict

Dois azeites de oliva extravirgem gaúchos que possuem o Selo Produto Premium – Origem e Qualidade RS foram reconhecidos entre os melhores do mundo. As marcas Estância das Oliveiras e Capela de Santana foram incluídas no guia Flos Olei 2026, publicação mais importante do setor a nível global. Do total de nove marcas brasileiras listadas, sete são do Rio Grande do Sul.

A seleção do Flos Olei é resultado de uma avaliação que inclui degustação às cegas por especialistas. Os critérios são análise sensorial, qualidade do frutado, equilíbrio, persistência e práticas de manejo. Para entrar no guia, os azeites precisam atingir uma pontuação entre 80 e 100 pontos. A Estância das Oliveiras obteve 93 pontos e a Capela de Santana, 90.

Nesta edição, o Flos Olei avaliou aproximadamente 500 propriedades de destaque em cinco continentes, abrangendo 57 países envolvidos na olivicultura de excelência.

Reconhecimento

A titular da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict), Simone Stülp, comemorou a conquista. “Estar presente no Flos Olei, considerado o guia mais respeitado da olivicultura mundial, é uma conquista que enche o Rio Grande do Sul de orgulho. Nossos azeites premium, fruto de um trabalho rigoroso dos produtores gaúchos, agora figuram entre os melhores do planeta”, destacou.

O guia Flos Olei serve como referência para chefs, sommeliers e consumidores, destacando não apenas o sabor, mas também os métodos de cultivo e as variedades de azeitonas utilizadas. Publicado anualmente, é considerado um atlas para apreciadores de azeites de alta qualidade.

O Selo Produto Premium – Origem e Qualidade RS foi instituído por decreto em 2020 para destacar a qualidade e agregar valor à produção gaúcha. Além do azeite, o programa abrange cachaça e carnes ovina e bovina, visando impulsionar empreendimentos do Estado.