A cidade de Garibaldi venceu um processo administrativo e terá o direito de utilizar o nome “Festival do Moscatel”. De agora em diante, nenhum outro município poderá utilizar a marca, a não ser que haja um consenso previamente estabelecido entre Garibaldi e outros municípios interessados.
No dia 3 de setembro, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), autarquia federal responsável pela concessão de registros, marcas e patentes, deferiu o pedido de registro da marca “Festival do Moscatel” para a cidade de Garibaldi. A exclusividade da utilização do nome segue até o ano 2029.
Segundo o prefeito de Garibaldi, Antônio Cetollin, essa ação serve como uma forma de protecionismo a um dos principais produtos de Garibaldi. Ainda, reforça que marcas como “Festa do Espumante Brasileiro”, “Capital Nacional do Espumante” ou “Capital do Champanha”, são marcas que estão protegidas.
Na manhã desta quarta-feira (9), a prefeitura de Garibaldi emitiu nota sobre o assunto. Confira a integra:
“O Município de Garibaldi, diante da autorização de uso exclusivo da marca FESTIVAL DO MOSCATEL, vem compartilhar com cada cidadão este reconhecimento. A busca pelo uso e proteção da marca “espumante” sempre foi incessante, o que culminou com o registro junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Este registro, confirma a marca Festival do Moscatel ao Município, reforçando que Garibaldi é o nascedouro e a capital do Espumante no Brasil. Assim, vamos brindar mais esta confirmação ao Município.”
Com o deferimento, Farroupilha por exemplo, que realiza há nove anos o Festival do Moscatel, não poderá mais utilizar a marca no evento, sem antes haver um acordo estabelecido entre os dois municípios.
Foto: Lilian Donadelli/Grupo RSCOM