Bento Gonçalves

Fiscalização e redução do horário de carga e descarga desagrada motoristas em Bento

Motoristas de caminhões já questionam a redução de horários e dificuldade em vagas para estacionamento

Fiscalização e redução do horário de carga e descarga desagrada motoristas em Bento

A Prefeitura de Bento Gonçalves tomou a iniciativa de padronizar os horários de carga e descarga de veículos de grande porte da circulação da área central do município. A medida que já está em vigor visa diminuir o fluxo de grande veículos que dificultam a mobilidade no trânsito nessa região. O horário estipulado foi reduzido para a partir das 6h às 08h30min e às 18h30min às 22h.

Contudo, motoristas de caminhões já questionam a redução de horários e dificuldade em vagas para estacionamento. Ainda apresentam reclamações sobre os automóveis de passeio que param nestes locais que são destinados para carga e descarga.

Segundo o Secretário de Gestão e Mobilidade Urbana, Gilberto Rosa, deve ser feita uma maior fiscalização, que deve ser redobrada a partir do momento que os sensores que vem sendo colocados pelas ruas do município estejam completamente instalados.

“Já conversamos com o diretor de trânsito para que possamos ter uma intensiva na fiscalização e isso vai começar a acontecer a partir do momento em que toda a área central, estiver sensorizada. A empresa que ganhou a licitação do estacionamento rotativo, ela está colocando sensores nas vagas. Isso não impede que revisemos o projeto se percebermos que em algum momento haja a necessidade mesmo de se fazerem vagas especiais, isso pode ser revisto”, afirma.

O sistema que é de responsabilidade da empresa Rek Parking conta com tecnologias integradas que deverá  possibilitar ao condutor a localização pelo Aplicativo, onde tem vaga disponível, através de sensor veicular que está sendo instalado.

Ele ainda comentou o que levou a medida de reduzir os horários da circulação destes veículos na área central.

“É previsto em lei desde 2008, primeiro pela questão da mobilidade urbana, não conseguimos fazer mobilidade com veículos de grande porte circulando no perímetro urbano, principalmente na área central. Segundo é garantir a segurança das pessoas, veículos carregados, de grande porte, onde o condutor algumas vezes não tem visibilidade em conversões, existem riscos de acidentes muito grande”, fala.