Comportamento

Fenachamp celebra o espumante brasileiro em Garibaldi

Fenachamp celebra o espumante brasileiro em Garibaldi

Pioneira na elaboração de espumantes no Brasil, Garibaldi ainda mantém viva a cultura da produção de uvas e vinhos, desenvolvida em toda a Serra Gaúcha pelos imigrantes e descendentes de italianos que colonizaram a cidade, ainda na segunda metade do Século XIX.

O culto a essa tradição, que fez erguer cidades e impulsionou a economia local, também criou cenários e atrações que se tornaram símbolos de um povo e do turismo para o país. Como todo bom italiano tudo isso não poderia deixar de se transformar em uma grande festa.

A celebração do trabalho, da história e da qualidade de seus produtos fez surgir a Fenachamp, em 1981. A Festa do Espumante Brasileiro, atualmente realizada a cada dois anos, terá entre os dias 3 e 27 de outubro, a sua 16ª edição.

O evento consolidou seu novo modelo, transformando-se em um grande bar, reunindo 20 vinícolas no mesmo espaço. A edição de 2017 contou com 71.163 visitantes, que consumiram cerca de 30,5 mil garrafas de espumantes.

As vinícolas participantes são responsáveis pela elaboração de mais de 90% dos espumantes brasileiros. Além da variedade de espumantes, a gastronomia também é destaque, com mais de dez restaurantes que oferecem pratos à la carte e coloniais, petiscos e lanches.

Desde 2011 também acontece o sabrage coletivo, com a degola de garrafas simultaneamente por centenas de pessoas. Atualmente a Fenachamp está no Guinness Book com a maior quantidade de pessoas participantes, 277.

Os visitantes também têm à disposição shows durante todo o período do evento, a Vila Típica Italiana, com a venda de produtos coloniais e a apresentação da cultura dos imigrantes italianos e uma pequena feira comercial e de artesanato.

Fotos: Cassius André Fanti