Caxias do Sul

Feira Ecológica prepara boas-vindas à primavera neste sábado (21) em Caxias do Sul

Atividades para celebrar a chegada da nova estação serão realizadas na Praça das Feiras, no bairro São Pelegrino, das 8h às 11h

Feira Ecológica prepara boas-vindas à primavera neste sábado (21) em Caxias do Sul
Foto: Rosa Ana Bisinella/ Divulgação


Na Feira Ecológica de Caxias do Sul os agricultores ecológicos organizam atividades para celebrar a chegada da primavera, que tem início no próximo domingo. O Festival da Primavera será realizado na manhã deste sábado (21) de feriadão, na Praça das Feiras, no bairro São Pelegrino, das 8h às 11h.

Durante a manhã haverá distribuição de mudas de hortaliças, em parceria com a empresa Viveiros Piccoli, de Farroupilha. A Associação Serrana de Meliponicultores (ASSERMEL) estará no local orientando sobre a importância e as técnicas de manejo para a criação de abelhas sem ferrão. Na Praça das Feiras, os integrantes da associação mostrarão enxames de algumas espécies. Às 10h, está programada apresentação cultural com Mari Alencastro, com repertório de brasilidades, samba e pagode. Em caso de chuva, a atividade será transferida.

Renovação de culturas

No Hemisfério Sul, a primavera começa às 9h44min deste domingo, e termina às 6h20min do dia 21 de dezembro de 2024. A nova estação é marcada pelo aumento das horas de sol, aquecimento do ar, da água e do solo.

A primavera é um momento essencial para a agricultura, em especial para a agricultura ecológica, pois os produtores trabalham o cultivo sazonal.

Na agroecologia, cada cultivo tem seu tempo. A partir da nova estação, começa a renovação das culturas. É época de brotação e também floração”, observa o agricultor ecológico Alexandre Reche, um dos integrantes da equipe de coordenação da Feira Ecológica.

Esse é um período especial para a brotação e florada para a produção de maçã, pêssego, uva, caqui, amoras, framboesa, por exemplo. Também é nesta estação que são semeadas plantas de ciclo anual, especialmente pelo aquecimento do solo, do ar e da água, que permitem a germinação de milho, feijão, vagem, tomates, tomatinhos, morangas, abóboras, pimentão e cebola. “Na colheita, temos, principalmente hortaliças”, salienta Reche. Nas bancas dos agricultores da Feira Ecológica, já são encontrados repolho, brocólis, couve-flor, rabanete, nabo, alface, ervilha, cenoura, beterraba, entre outras hortaliças. Também já é época de morango e tomatinhos.

Com assessoria de Imprensa