A Sociedade Médica de Farroupilha (Farmed) divulgou uma nota na tarde desta terça-feira (06), em que repudia as declarações do prefeito Claiton Gonçalves que afirmou que a água da cidade estaria contaminada com coronavírus. Claiton sugeriu que as pessoas que fazem parte do grupo de risco comprem água mineral ou fervam a água da torneira antes de consumir.
Confirme a Farmed, não existem evidências cientificas atuais de que a água da chuva ou mesmo a água tratada pela rede pública transmita ou cause infecção pelo Covid-19.
A nota afirma que estudos sugerem que o vírus pode ser encontrado em esgoto, entretanto, não há nenhuma evidência de que a água tratada transmita a doença. Conforme Centro de Controle e prevenção de Doenças, dos Estados Unidos, o novo coronavírus ainda não foi detectado em amostras de água tratada.
A Farmed ainda diz que “os dados informados pelo gestor municipal são inverídicos. A divulgação de notícias falsas atrapalha o árduo trabalho das equipes de assistência em saúde nesse momento de incertezas. Pedimos ao gestor municipal responsabilidade em suas palavras e atos”.
CORSAN
A Companhia Rio Grandense de Saneamento (Corsan) através do setor de Superintendência de Tratamento e o Departamento de Controle de Água também foram a publico explicar que não há qualquer comprovação de que a água possa estar contaminada.
A empresa disse que adota todos os procedimentos de tratamento e desinfecção recomendados pelo Ministério da Saúde e controla a qualidade da água que produz e distribui através de ensaios horários em suas estações de tratamento e do suporte de seu laboratório central de águas, acreditado pelo INMETRO,
A Corsan ainda recomenda que a população continue a consumir a água da torneira, sem fervura prévia e não entende como necessidade premente o consumo de água de outras fontes.