Um problema grave na saúde de Garibaldi segue ocorrendo: faltas em consultas agendadas no sistema público de saúde. De acordo com levantamento da Secretaria Municipal da Saúde, apenas no mês de janeiro, 528 pacientes não compareceram a consultas nas UBSs Central, Chácaras/Vale dos Pinheiros, São Francisco e Santa Terezinha.
Há pacientes faltantes em consultas de clínico geral, ginecologista, pediatra, psiquiatra, dentista, nutricionista, psicóloga, fonoaudióloga, assistente social e enfermeira, além de exames de radiografia, ecografia e mamografia.
Para o serviço ocorrer de forme eficiente, também é necessário a população fazer a sua parte, comparecendo aos atendimentos agendados.
Apenas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são oferecidas mensalmente mais de 3,5 mil consultas médicas com clínico geral, pediatra e ginecologista, 4 mil consultas de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, assistência social e odontologia, cerca de 1,2 mil exames de imagem, além de transportar 700 pacientes mensalmente para tratamento em outros municípios.
Em caso de desistência ou imprevisto que impeça o comparecimento às consultas e exames, a orientação aos pacientes é que comuniquem a respectiva UBS com a maior antecedência possível, para que outra pessoa possa ser atendida e o serviço seja cada vez mais aprimorado.
Faltas no mês de janeiro de 2020:
UBS Santa Terezinha: 71
UBS Chácaras: 76
UBS São Francisco: 104
UBS Central: 162
Cates: 67
Centro Odontológico: 35
Exames: 13
Foto: Priscila Pilletti