
Na segunda-feira (02), ocorreu na Fundação Casa das Artes de Bento Gonçalves a abertura oficial das exposições de 2026. A primeira é “Dualidade” que traz trabalhos do filósofo e artista visual Jones Di Paoli, e da ilustradora de livros Jhenyfer Caroliny De Almeida. Em clima de Bienal, as obras ocupam o terceiro andar onde o espectador poderá conhecer dois nomes da Serra Gaúcha, revelando dois mundos sensíveis distintos, dois princípios visuais que se dialogam na esfera estética.
Jones é natural de Garibaldi tendo iniciado nas tintas e pincéis em curso ministrado por Mucy Gionga, em 1984. Admirador do pintor holandês Vincent Van Gogh, suas obras têm tons impressionistas onde sua sensibilidade expressa cenários, suas luzes e variações, onde o cotidiano se abre nas técnicas mista, colagem, spray e tinta acrílica. As telas da exposição foram produzidas de 2010 a 2025.
“Me fascina a natureza, as árvores, as cores, os matizes, a natureza, as casas. A arte é uma forma de cumprir a minha missão, além de ser uma terapia. O simples fato de ir de encontro às pessoas, de participar de suas vidas, já me basta”, expressa Jones.
Jhenyfer é natural de Goiânia (GO) e reside na Serra há sete anos. Dedica-se à ilustração de livros infantis e projetos da área, tendo produzido mais 15 capas de livros. Seus trabalhos são extensão do seu livro “Poesias ilustradas de uma garota inspirada”, além de versar em telas o tema das viagens, sejam elas de forma interior quanto de deslocamento para outras paragens.
O ponto de partida de suas criações residem nas histórias inventadas por ela mesma. “A partir delas, eu ilustro deixando a imaginação solta. Meu fio é o poema e o conto que transcende no figurativo, nas formas, nas cores”, comenta Jhenyfer.






Serviço
O que: exposição artística “Dualidade”, com obras de Jones Di Paoli e henyfer Caroliny De Almeida
Período de visitação: até 26 de fevereiro de 2026
Horário: 8h às 21h
Onde: Fundação Casa das Artes – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto
Entrada gratuita