Caxias do Sul

Estudantes caxienses conquistam segundo lugar em evento científico na Colômbia

Foto: divulgação
Foto: divulgação

O grupo formado por duas alunas e um professor da Escola de Ensino Médio e Técnico CETEC UCS conquistou na tarde da última sexta-feira (8), o segundo lugar entre os melhores trabalhos apresentados no 4º Encuentro Nacional Ondas “Yo Amo La Ciencia”, realizado na cidade de Bogotá, na Colômbia. As caxienses eram as únicas representantes do Brasil no evento.

Com o projeto intitulado “Efeito dos óleos essenciais de Cymbopogon citratus (Capim-Limão) e Foeniculum vulgare (Funcho) no controle pós-colheita de Colletotrichum horii em frutos de caquizeiro”, o trabalho das alunas Bruna Luiza Confortin e Giovana Colognese Cervelin concorreu na categoria de trabalhos internacionais, junto com pesquisas realizadas por outros países participantes do evento.

A orientação da pesquisa científica foi realizada pelos professores Gustavo Rubbo Siqueira e Murilo Cesar dos Santos. A pesquisa, realizada com o apoio do Laboratório de Fitopatologia da UCS, foi desenvolvida durante a 6ª Mostra Científica e Tecnológica do CETEC, realizada em agosto de 2018.

O tema da pesquisa surgiu com o objetivo de encontrar uma forma natural de combater fungos em frutos de caquizeiro, dispensando o uso de agrotóxicos. Na realização de experimentos in vitro e in vivo as estudantes utilizaram óleo de funcho e óleo de capim limão, a fim de inibir o crescimento de fungos específicos do caqui. O processo de testes durou cerca de 3 meses e, de acordo com as pesquisadoras, as concentrações obtiveram inibição total no crescimento de fungos.

O projeto já havia recebido outras premiações, como na MOSTRATEC, maior feira de ciência e tecnologia jovem da América Latina, realizada em Novo Hamburgo em outubro de 2018, onde conquistaram o 3º lugar na área de Ciências Animais e de Plantas, além do prêmio Sintec Incubadora Liberato de Inovação Tecnológica para Proteção do Meio Ambiente. E na MOSTRASEG – Mostra Científica e Tecnológica das Escolas de Ensino Médio da Serra Gaúcha, onde as alunas receberam o título de trabalho vencedor da 10ª edição, realizada em setembro de 2018.