Comportamento

Estudante do Campus Bento Gonçalves do IFRS recebe Medalha de Ouro na Olimpíada Nacional de Ciências

A estudante Maria Carolina Basso Rodiguero, do Curso Técnico em Viticultura e Enologia (Ensino Médio), recebeu na segunda-feira, 27, a Medalha de Ouro conquistada na edição de 2022 da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC).

Estudante do Campus Bento Gonçalves do IFRS recebe Medalha de Ouro na Olimpíada Nacional de Ciências


A Olimpíada Nacional do Conhecimento, que integra o Programa Ciência na Escola acaba de premiar duas alunas do Instituto Federal do RS Campus de Bento Gonçalves. A ONC e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a Sociedade Brasileira de Física (SBF), a Associação Brasileira de Química (ABQ), o Instituto Butantan, a Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual de Campinas.

No Brasil, em 2022, participaram aproximadamente 2 milhões de estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do Ensino Médio. As provas são realizadas de acordo com a série dos estudantes. Nessa edição, as alunas do IFRS premiadas estavam no 1º ano de seus respectivos cursos.

Maria Carolina conta que, no Ensino Fundamental, já havia participado da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), quando estudava na Escola Estadual Padre Vicente Rodrigues, em sua cidade natal, Santa Tereza/RS. Na ONC, a primeira participação foi quando ingressou no IFRS e, para sua surpresa, recebeu a Medalha de Ouro.

A mãe dela, Raphaela Basso, acompanhou a entrega da premiação, realizada pelo diretor-geral do Campus Bento Gonçalves do IFRS, Rodrigo Otávio Câmara Monteiro, que manifestou sua alegria e o orgulho da conquista das duas estudantes, ” aqui está a materialização da qualidade do ensino e do quadro de servidores da instituição”.

Débora Tomasini, professora de Química, também estava presente e ressaltou a importância dos alunos participarem de Olimpíadas de Conhecimento, como a ONC, Obmep, OBA entre outras, já que diversas universidades disponibilizam vagas para medalhistas. “Além disso, as olimpíadas fazem com que os estudantes possam aprender mais sobre as ciências e as tecnologias, e também podem ser um estímulo para sua escolha profissional”.