Cidades

Estado e Concessionária CSG estudam incluir trecho da BR-470 entre Bento Gonçalves e Nova Prata na concessão vigente

Principal ligação entre a Serra e o norte do Estado, estrada possui histórico de fluxo intenso. Um dos principais pontos, entre Bento e Veranópolis é um dos locais mais problemáticos

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação


O Governo do Estado e a Concessionária CSG estudam inclusão de mais um trecho da BR-470, entre Bento Gonçalves e Nova Prata, cerca de 63km, ao contrato de concessão que já está em vigor e compreende 271,5 km no Vale do Caí e Serra Gaúcha.

O anúncio foi feito pelo diretor-presidente da concessionária, Ricardo Peres, na última segunda-feira (18) durante um evento da CIC de Caxias do Sul, que afirmou que os estudos focam na viabilidade da concessão no trecho, ou seja, se os investimentos necessários serão custeados com a arrecadação percebida com os pedágios.

Caso os estudos mostrem resultado positivo, o Governo do Estado deverá passar para a próxima etapa, que é a realização de uma consulta pública, seguida por audiências para garantir a participação da sociedade no processo.

Um outro detalhe necessário para a inclusão do trecho na concessão existente é a transferência da rodovia da União para o Estado, como aconteceu no trecho entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa.