O Centro Histórico é um dos principais cartões-postais de Garibaldi. Com a revitalização da Rua Buarque de Macedo e a instalação permanente da Piccola na praça Loureiro da Silva, o local é atração turística, além de palco para eventos consagrados no município, como o Garibaldi Vintage, Carnaval Retrô, Natal Borbulhante e desfiles temáticos.
Para manter a característica do casario antigo, estabelecimentos instalados nos prédios definidos como patrimônio histórico devem atender a critérios determinados na Lei nº 5.102 de 2018, que dispõe sobre a publicidade e propaganda no Centro Histórico.
“Os letreiros nas fachadas devem atender às restrições determinadas pela lei, para não descaracterizar os prédios antigos e evitar a poluição visual”, explica o secretário municipal de Turismo e Cultura, Paulo Salvi. Os painéis são submetidos à aprovação do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (COMPHAC).
“Percebemos que muitos já se adequaram, outros já nos procuraram pedindo orientações. Mas alguns locais ainda não se manifestaram”, avalia a presidente do COMPHAC, Janete Festa.
Estabelecimentos em desacordo com os padrões estabelecidos serão notificados e têm o prazo de 180 dias para adequação.
Foto: Ana Biondo