Com objetivo de proporcionar espaço de escuta, 5ª Conferência Municipal da Juventude de Caxias do Sul ocorre em setembro
Evento irá ocorrer no auditório do Sindiserv. Foto: Google Maps/ Divulgação

A 5ª Conferência da Juventude de Caxias do Sul ocorre no dia 14 de setembro, das 9h às 18h, no auditório do Sindiserv. O evento é organizado pelo Conselho Municipal da Juventude (COMJUVE) e pelo Município, através da Coordenadoria da Juventude.

A Conferência tem como objetivo proporcionar um espaço de escuta dos jovens do município para a construção de políticas para a juventude. No decorrer do evento, os participantes terão a oportunidade de participar de debates, atividades culturais e rodas de conversa. Durante a Conferência, também serão escolhidos os representantes da sociedade civil para integrarem o Conselho Municipal da Juventude.

A Conferência é fundamental para ouvirmos as questões importantes para os jovens de Caxias e eles poderem sugerir melhorias em nossa Política Municipal da Juventude”, afirma Felipe Barcelos Monaiar, presidente do COMJUVE.

Ronald Sorriso, Secretário Nacional da Juventude do Governo Federal, é destaque na programação com a palestra ‘Avanços e desafios na construção das políticas para a juventude brasileira’. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link.

Confira a programação completa:

9h – Credenciamento

10h – Abertura

10h15 – Leitura e deliberação sobre o regimento interno

11h – Palestra: Avanços e desafios na construção das políticas para a juventude brasileira – Secretário Nacional da Juventude do Governo Federal – Ronald Sorriso

12h – Almoço

13h15 – Atividade Cultural

13h30 – Grupos de Trabalhos sobre eixos temáticos

16h – Plenária final – apresentação dos eixos temáticos

– Aprovação de apontamentos para o Plano Municipal de Políticas para Juventude

– Aprovação da carta do evento

– Escolha dos representantes da sociedade civil para o COMJUVE Gestão 2024-2025

O que é o COMJUVE?

O Conselho Municipal da Juventude (COMJUVE) é um órgão de caráter consultivo e fiscalizador criado pela Lei Municipal Nº 7.303, de 17 de junho de 2011 e tem como objetivos principais: estudar, analisar, elaborar, discutir e propor planos, programas e projetos relativos à juventude no âmbito do Município; participar da elaboração e da execução de políticas públicas da juventude, em colaboração com os órgãos públicos municipais; desenvolver estudos e pesquisas relativas à juventude, objetivando subsidiar o planejamento das ações públicas no Município; fiscalizar e exigir o cumprimento da legislação referente aos direitos dos jovens; dentre outros. É composto por 20 membros titulares e respectivos suplentes de diversas entidades municipais.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Prefeitura de Caxias do Sul