Comportamento

Em meio a pandemia, Serra Gaúcha lança diversas campanhas de arrecadações e solidariedade

Em meio a pandemia, Serra Gaúcha lança diversas campanhas de arrecadações e solidariedade

Em meio a pandemia gerada pela Covid-19 e as incertezas quanto ao futuro da economia, diversas ações em toda a Serra Gaúcha buscam arrecadar alimentos, dinheiro, materiais de limpeza e de higienização para famílias carentes, hospitais e órgão que realizem o atendimento da população. Pensando nisso, e também em seu papel social, o Portal Leouve irá realizar, a partir desta sexta-feira (17), um compilado destas ações visando levar as informações ao mais número de pessoas, gerando assim uma rede de solidariedade.

Em Farroupilha, um grupo de amigos reunião pessoas e empresários para realizar a compra de leitos de Unidade de Trateamento Intensivo para o Hospital Beneficente São Carlos. Ao todo, mais de R$ 1,5 milhão foram arrecadados em poucos dias. Os equipamentos já foram adquiridos e a instituição aguarda a entrega.

O Circulo Operario também realiza uma campanha de arrecadação de dinheiro e alimentos para doar as famílias carentes da cidade. As doações, que partem de R$ 50,oo podem ser feitas através de depósito bancário no Banrisul, agência 0215, conta 13.109204.0-6. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones  (54) 2109-5100, Whatsapp 9 9942-9736 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Em Garibaldi, o Grupo Escoteiro Almirante José de Araújo Filho estará realizando uma campanha de arrecadação e doação de alimentos. O grupo irá recolher doações em supermercados do município e destinar as cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade social. Nos estabelecimentos, há caixas onde as pessoas poderão depositar suas doações.

As caixas estão disponíveis no Supermercado Cairú, Fruteira OrtaFrutti, Super Útil, Mercado Faqui, Mercado São Lucas e Furlanetto  Supermercado.

Além disso, o Hospital São Pedro está recebendo doações para auxliar na compra de respiradores para a cidade. A conta do Hospital permanece disponível, a qualquer tempo, para quem quiser efetuar sua doação e colaborar neste momento tão delicado que vivemos. Os dados para depósito são: Hospital Beneficente São Pedro – CNPJ 90.052.804/0001-27, Cooperativa Sicredi, Banco 748, Agência: 0167 e Conta Corrente 45319-2. E-mail: [email protected].

Em Bento Gonçalves, uma força-tarefa trabalha a mais de um mês na ampliação da Unidade de Pronto Atendimento, para que as pessoas tenham um local para o atendimento quando necessário. São cerca de 70 pessoas, que trabalham diariamente nas obras de construção dos 40 novos leitos da UPA no bairro Botafogo.

Apesar do alto número de voluntários, o mestre de obras garante que sempre há trabalho para mais um e quem quiser ser um colaborador basta se apresentar a UPA no bairro Botafogo que será encaminhado a alguma das diversas atividades, com todo o equipamento de proteção necessário. Os requisitos para as vagas? Força de vontade e espírito de coletividade.

Em Caxias do Sul, entidades estudantis, sindicatos, Associações de Moradores e demais parceiros lançaram nesta semana o projeto Rede de Máscaras Solidárias Caxias. O objetivo é contribuir no combate à crise sanitária, social e econômica na cidade de Caxias do Sul através da coordenação de uma rede de parceiros responsáveis pela coleta de materiais, confecção e distribuição de máscaras para entidades que as demandem.

Para ajudar, é possível doar o material necessário para confecção de máscaras: TNT, tecido, elástico e linha de costura, nos postos de arrecadação através do contato com as entidades responsáveis:

Sindicato dos Metalúrgicos (54-99204-877); Sindicatodos Comerciários (54-99156-8526); União das Associações de Bairros – UAB (54-99628-3768); SENALBA (54-99107-1526) e Diretório Central de Estudantes UCS – DCE UCS (54-98121-5883).

As redes sociais do projeto são: Facebook: Máscaras Solidárias Caxias; Instagram: @cxs_mascaras e Twitter: @cxs_mascaras.

A Câmara da Industria e Comércio (CIC) de Caxias do Sul, também lançou o site Caxias do Sul Contra o Covis-19 que busca apoio comunitário para a viabilização destes recursos de maneira ordenada avaliando as reais necessidades para o enfrentamento da pandemia de Covid-19. O projeto é uma parceria com a secretaria da Saúde.

As doações podem ser feitas através de depósito bancário nos bancos Sicredi, Agência 0101, C/C 98431-5, CNPJ 15.315.124/0001-33 em nome do Instituto Italo Victor Bersani, que é uma entidade filantrópica mantida pela CIC. Também no Banrisul, Agência 0180, C/C 063024650 – 4, com o mesmo CNPJ e nome.

Além disso é possível doar via cartão de crédito, qualquer valor, em até seis parcelas ou entrar em contato pelo telefone (54) 99610.2648, onde a retirada da doação é agendada e realizada por uma equipe da CIC.