Comportamento

Em Bento, são realizados pelo menos 30 testes diários do tipo PCR, que identificam o Coronavírus

Testes de PCR apresentam eficácia ainda maior se comparado aos testes rápidos, segundo o Secretário da Saúde do município

(Foto: Wolfgang Rattay/Reuters)
(Foto: Wolfgang Rattay/Reuters)

Além de ter efetuado a compra de pelo menos mil testes rápidos de Coronavírus, o município de Bento Gonçalves já realiza ao menos 30 testes PCR por dia, que são testes ainda mais eficazes do que os testes rápidos para o Covid-19, disponibilizados pelo Ministério da Saúde.

Esses testes são realizados em pacientes que apresentam quadro gripal entre o quarto e décimo dia de sintomas, período no qual, segundo o Secretário de Saúde de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira, apresenta uma maior certeza se é positivo ou não o Coronavírus no paciente:

“É a partir desta janela que conseguimos saber com precisão e uma eficácia muito maior. A partir daí temos a certeza se o paciente apresenta quadro positivo ou negativo para o Covid-19. São testes extremamente importantes. A medida em que se pensa em uma retomada da economia e reestabilizar a situação, precisamos diagnosticar o Coronavírus com muita rapidez”, explicou.

O PCR é uma resposta final para saber se o paciente realmente possui Coronavírus em meio a um determinado período de apresentação de sintomas. Foi por meio deste tipo de teste que se confirmou o primeiro caso de Coronavírus no Brasil.

Como o DNA é ampliado para a realização do PCR, torna-se mais assertivo verificar não só a presença de Covid-19, como também de outros vírus.