Caxias do Sul

Drive-thru do Caxias Lixo Zero de Caxias do Sul arrecada 4,4 toneladas de resíduos

Edição teve como novidade o Programa Recirculando. Foram doados mais de 200 eletrodomésticos que serão consertados e doados a vítimas das enchentes

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação


A edição mais recente do tradicional drive-thru do coletivo Lixo Zero de Caxias do Sul teve como saldo, a coleta, reciclagem e descarte correto de 4,4 toneladas de resíduos. A blitz ambiental ocorreu no dia 10 de agosto, e contou com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Câmara de Vereadores.

Desta vez, foram recolhidos 230 eletrodomésticos de pequeno porte para conserto. Eles serão doados a famílias atingidas pelas enchentes do RS, por meio do Projeto Recirculando, que tem o apoio da Fundação Caxias e AMBE Gerenciamento de Resíduos. O conserto dos itens é feito pelos integrantes da comunidade terapêutica para dependentes químicos CentroVita.

Também ocorreu o recolhimento de calçados estragados para descarte. As peças vão passar por coprocessamento para reutilização da matéria-prima, por meio de parceria com o Grupo Renova. Além disso,

No drive-thru, a população pode entregar resíduos especiais e perigosos, que exigem destinação específica ou que dificilmente serão reciclados se forem depositados nos contêineres públicos de coleta de lixo. Entre eles, aparelhos eletrônicos (de pequeno e médio porte), chapas de raio X, óleo de cozinha usado, isopor, vidros inteiros (garrafas e potes de conserva), BOPPS (embalagens laminadas, tipo de salgadinho), cápsulas de café, esponjas de cozinha usadas, tampinhas plásticas e blister de medicamentos (as cartelas vazias). Também serão recolhidos guarda-chuvas e sombrinhas quebrados, banners e lonas.

O coletivo Caxias Lixo Zero representa o Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), sendo aberto para receber voluntários e empresas parceiras. Para mais informações, acesse o Instagram @caxiaslixozero.

Confira a lista de itens coletados:

– Cápsulas de café: 64,54kg

– Tampinhas: 48,3 kg

– Guarda-chuvas: 63 unidades

– Esponja de cozinha: 1.579 unidades

– BOPP (embalagens de multicamadas): 16,4kg

– Banner: 8,4 kg

– Raio X: 62,19 kg

– Blister: 53,42 kg

– Vidros: 1,13 toneladas

– Óleo de Cozinha: 155 kg

– Eletrônicos: 1,11 toneladas

– Isopor: 2m³

– Recirculando: 230 eletrodomésticos para conserto