Caxienses poderão realizar o descarte de resíduos especiais e perigosos neste sábado (10), em Caxias do Sul. O coletivo Lixo Zero, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) e a Câmara Municipal, promove o Drive-thru de Resíduos, no estacionamento da Casa Legislativa, no bairro Exposição.
A ação ocorre das 8h às 14h, com o objetivo de recolher materiais que necessitam de descarte específico ou que dificilmente são reciclados quando descartados nos contêineres públicos de coleta de lixo.
Saiba quais materiais podem ser descartados
Poderão ser entregues no drive-thru: eletrônicos (de pequeno e médio porte), chapas de raio-X, óleo de cozinha usado, isopor, vidros inteiros (garrafas e potes de conserva), BOPPS (embalagens laminadas, tipo de salgadinho), cápsulas de café, esponjas de cozinha usadas, tampinhas plásticas e blister de medicamentos (as cartelas vazias).
Um diferencial desta edição do drive-thru será a coleta de calçados, que passarão por um coprocessamento para a reutilização da matéria-prima, bem como de eletrodomésticos, que serão consertados e doados. Também serão recolhidos guarda-chuvas e sombrinhas quebrados, além de banners e lonas.
Incentivo para a sustentabilidade
Para a vereadora Marisol Santos/PSDB, presidente da Câmara Municipal, a iniciativa vai ao encontro das ações que estão sendo realizadas pela Casa na busca por uma sociedade mais sustentável e respeitosa com o meio ambiente:
“Propusemos a parceria com o coletivo Lixo Zero para realizarmos uma edição do drive-thru no estacionamento da Casa com a intenção de dar ainda mais força às ações que já vêm sendo realizadas no parlamento, inclusive alinhadas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Temos certeza que é por meio do engajamento e da mobilização da comunidade que construiremos, juntos, um mundo melhor”, disse a presidente.
Resultado da última edição mostra participação da sociedade
Na última ação, que ocorreu em junho, foram arrecadadas 3,8 toneladas de resíduos especiais. O volume foi celebrado por representar o engajamento crescente da comunidade caxiense na destinação correta de lixo e outros materiais. No entanto, também reforça-se a necessidade das pessoas levarem os resíduos já separados para facilitar a triagem.