Documentário "Raízes Sustentáveis" estreia no Museu do Imigrante de Bento Gonçalves

Neste sábado, dia 14 de fevereiro, a partir das 19h, ocorre a estreia do documentário “Raízes sustentáveis – Um Resgate da Memória Agroecológica em Bento Gonçalves”, no Museu do Imigrante. O média-metragem celebra o percurso daqueles que transformaram o cenário rural da região com iniciativa de base sustentável e orgânica, preservando e celebrando o legado de uma história que ampliou a perspectiva ecológica.

Por meio da valorização das histórias locais, a narrativa constrói uma linguagem própria, participativa, expositiva, performática e poética para evocar os primórdios deste movimento até os dias de hoje, onde a Feira Ecológica se tornou símbolo. Assim, o documentário conta com depoimentos de integrantes da Família Salton (Faria Lemos), de Gilmar e Dalvina Cantelli (fundadores da Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha), Gemile Lurdes Gabriel, da Família Rossetto da Silva, de Boa Vista do Sul (participam da Feira há 13 anos), de Vânia Marin e Vera Dal Pubel, fitoterapeutas da Pastoral de Saúde.

Também figuras públicas foram entrevistadas as quais participaram da construção do processo como Gilberto Luiz Salvador, agrônomo e ex-funcionário da Emater, Dorval Brandelli, enólogo e ex-Secretário de Agricultura no período de 1997 a 1999, e do atual Luis Carlos De Mari.

O documentário já nasce de forma histórica ao abordar a temática e refletindo os impactos e benefícios comunitários, econômicos e de saúde. A trajetória dos atores mencionados acima, mais a Feira Ecológica, demonstra a importância e modernidade do tema, especialmente para o desenvolvimento sustentável, além de ser instrumento pedagógico para as próximas gerações.

A pesquisa foi feita de 2018 a 2025 por Simone Rossetto da Silva e as filmagens ocorreram no segundo semestre de 2025 sob a direção de Natália Giacomello, edição e direção de fotografia de Pablo do Rosário, som da Cosmic Studio. O projeto foi contemplado pelo Edital da PNAB/Bento Gonçalves.

Após a estreia no Museu do Imigrante, “Raízes sustentáveis – Um Resgate da Memória Agroecológica em Bento Gonçalves” vai circuitar ainda em fevereiro no dia 18 no Circolo Trentino di Bento Gonçalves, no Vale dos Vinhedos; no dia 18, no Instituto Federal do Rio Grande do Sul; e no dia 21, no Centro Cultural Tuiuty.

Serviço

O que: lançamento do documentário “Raízes sustentáveis – Um Resgate da Memória Agroecológica em Bento Gonçalves”, dirigido por Natália Giacomello
Quando: 14 de fevereiro de 2026
Horário: 19 h
Onde: Museu do Imigrante – Rua Herny Hugo Drreher, 127, bairro Planalto
Entrada gratuita