Caxias do Sul

Desapropriação visa dar mais segurança no novo acesso ao Bela Vista em Caxias do Sul

A intenção é alargar a pista de rolamento na rotatória em construção, entre a Bortolo Zani e a Luis Scopel. Medida vai facilitar a conversão de quem trafega em direção ao centro da cidade

Foto: Ricardo Finco
Foto: Ricardo Finco

O Diário Oficial do Município publicou, na edição do dia 15 de abril, um decreto com a desapropriação, em regime de urgência, de duas áreas localizadas no cruzamento das ruas Bortolo Zani e Luis Scopel, no bairro Bela Vista. Os terrenos eram de propriedade de Demetrio Carlos de Castilhos. Um deles com cerca de 79m² e outro com 31m². Situado próximo ao viaduto sobre a BR-116, o trecho faz a ligação entre os bairros Bela Vista e Cruzeiro, e a área central de Caxias.

A finalidade é proporcionar o alargamento do traçado da nova rótula de acesso ao bairro, que começou a ser construída em dezembro do ano passado. A adequação ao projeto original visa proporcionar mais suavidade na manobra à direita, pela Bortolo Zani. Pelo traçado antigo, os condutores que vinham pela Scopel eram obrigados a atravessar a Bortolo para tomar a direção central da cidade.

Mesmo sem a conclusão da obra, o tráfego de veículos já foi liberado na rótula. O serviço é realizado pela Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) sob projeto da Secretaria Municipal do Planejamento (Seplan). O valor da obra é de R$ 400 mil. Além do novo traçado, o projeto também prevê escavação, drenagem e pavimentação asfáltica. A previsão da prefeitura é de que a obra seja construída até o final do primeiro semestre deste ano.

Conforme a assessoria de Comunicação do Executivo, após a publicação do decreto, a Seplan faz a avaliação de valores a serem pagos pelas áreas desapropriadas. Na sequência realiza-se a negociação com os proprietários que pode ser por índices, permuta e ou dinheiro. Neste caso, a avaliação ainda não finalizada