Caxias do Sul

Delegacia da Receita Federal de Caxias do Sul poderá ter sede provisória em setembro

Duas estruturas físicas estão em fase de negociação. Enquanto isso, atendimento aos contribuintes segue na central Tudo Fácil

Foto: Fernando Santos/Grupo RSCOM
Foto: Fernando Santos/Grupo RSCOM

Pouco mais de um mês do incêndio no prédio da Receita Federal em Caxias do Sul, ocorrido no dia 25 de julho, a administração do órgão ultima negociações para reinstalar a estrutura operacional. Atualmente, o atendimento é realizado na central Tudo Fácil, do governo do Estado, localizada no Shopping Bourbon San Pelegrino.

As atuais tratativas incluem dois prédios. Um deles é de propriedade particular. Já o outro pertence ao poder poder público. A previsão é de que as negociações sejam concluídas até a metade de setembro.

As informações foram prestadas pelo delegado regional, Leandro Tessaro Ramos. Ainda segundo ele, o local será utilizado enquanto ocorrem as obras de reparos no prédio-sede. O departamento de engenharia da RF elabora um projeto para a reconstrução das áreas atingidas pelo sinistro.

Por se tratar de um órgão público, precisamos respeitar uma série de procedimentos, mesmo em caráter emergencial. Nesta sede provisória, pretendemos instalar nossa sede, se não for 100% da estrutura que estava no prédio, principalmente, os escritórios e gabinete. Assim, a coordenação da Serra Gaúcha ficará toda concentrada no único local. Posteriormente, à medida em que a obra for avançando no prédio incendiado, avaliaremos quanto tempo nós vamos precisar para voltar a atender no local”, explica Leandro.

Paralelo ao atendimento na Tudo Fácil, ocorrem as atividades normais de combate aos crimes de contrabando (importação ou exportação de mercadorias proibidas, como produtos não permitidos por lei ou comercializados clandestinamente) e descaminho (não pagamento de tributos devido sobre mercadorias permitidas de entrar no país). Com o incêndio, este trabalho acabou ficando ficando sem estrutura, mas já foi retomado.