Cidades

Decreto Estadual: Serra Gaúcha e Região Metropolitana seguem com restrições no comércio

Em coletiva, Governo do Estado divulgou resultado de pesquisa; estima-se que 5.650 pessoas estejam infectadas no RS.

Decreto Estadual: Serra Gaúcha e Região Metropolitana seguem com restrições no comércio

Na tarde desta quarta-feira (15), o governador do Estado, Eduardo Leite, em entrevista coletiva, apresentou os resultados de pesquisa realizada que aponta a atual situação da pandemia no Rio Grande do Sul. Além disso, foi apresentado também o novo Decreto Estadual, que regulamenta as atividades de estabelecimentos comerciais no território gaúcho.

Em um primeiro momento, a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos e o reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pedro Rodrigues Curi Hallal, apresentaram os resultados da pesquisa realizada pelo Governo do Estado em parceria com diversas universidades. Testes para detecção da Covid-19 foram aplicados em todas as regiões do Estado entre sábado (11) e segunda-feira (13).

De acordo com os dados apresentados pelo reitor Curi Allal, foram efetivados 4.189 testes válidos, sendo que dessa amostra, dois resultados atestaram positivos para Covid-19, representando um índice de 0,05% de contaminação da doença na amostra estudada. Ainda, segundo o resultado da pesquisa, estima-se que 5.650 pessoas estejam infectadas no Rio Grande do Sul atualmente.

Após a apresentação dos resultados da pesquisa, o governador do Estado anunciou o novo decreto com as restrições para evitar a disseminação do coronavírus no Rio Grande do Sul. Leite anunciou que para a Região Metropolitana e a Serra Gaúcha, o Decreto Estadual que restringe a atividade de alguns estabelecimentos comerciais segue em vigor até o dia 30 de abril. Isso por conta do alto índice de contaminação de Coronavírus em ambas regiões. No restante dos municípios do Estado, caberá a cada prefeitura estabelecer diretrizes nos Decretos Municipais, a fim de regulamentar a reabertura dos setores comerciais locais.

Também participaram o vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, a secretária de Saúde, Arita Bergmann, e o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa.

Foto: Reprodução