A Tribuna Livre da Câmara Municipal de Caxias do Sul da manhã de quarta (25), durante a sessão ordinária, em plenário, lembrou os 60 anos do curso de Artes Visuais da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Participaram da plenária de hoje a coordenadora do curso, Silvana Boone, e a pró-reitora de Graduação da UCS, Terciane Ângela Luchese. Elas detalharam a trajetória e a relevância da graduação acadêmica, na formação de artistas e educadores da região.
Silvana Boone referiu que a origem remonta à Escola Municipal de Belas Artes, fundada em 1949, e que se transformou em uma graduação em 1964, integrando-se à UCS em 1967. Segundo a coordenadora, o curso já formou em torno de 1.600 profissionais ao longo de sua história, contribuindo com o desenvolvimento cultural de Caxias do Sul:
“Quem vive no caminho da arte e pela arte, traça caminhos prováveis e improváveis“, refletiu Silvana.
Silvana comentou sobre a influência do processo imigratório na cultura local e os desafios enfrentados pelo curso desde sua criação. Um ponto mencionado pela coordenadora foi a criação de uma legislação específica para o ensino das artes, iniciativa da Prefeitura Municipal que respeitou as particularidades da educação artística, sem a influência religiosa. Evidenciou, ainda, o papel da Escola Municipal de Belas Artes, na disseminação da arte e da cultura.
De acordo com Silvana, outro aspecto a ser ressaltado diz respeito às oportunidades oferecidas aos estudantes de Artes Visuais. Mencionou que vão além dos limites do campus, com viagens acadêmicas a destinos, como Itália o Nova Iorque.
Para a pró-reitora, Terciane Luchese, é um orgulho celebrar o marco histórico na tribuna do Legislativo. Destacou que, em 1949, o Legislativo aprovou a criação da Escola de Belas Artes. “Pela arte se cria e pela vida se transforma“, declarou Terciane. Em seguida, Silvana citou frase de Ferreira Gullar: “a arte existe porque a vida não basta.”
As comemorações aos 60 anos do curso de Artes Visuais da UCS seguem até 2025, com uma programação que inclui exposições, seminários, palestras e encontros com egressos. A primeira exposição, “Diálogos Gravados 1979/2024”, será inaugurada no dia 11 de outubro, na Galeria de Arte do Campus 8.