CULTURA E TURISMO

Rota Pipa Parade é lançada oficialmente em Bento Gonçalves

Cerimônia desta quinta-feira (16), marcou a abertura do calendário de comemorações dos 150 anos da Imigração Italiana no RS

Vice-governador Gabriel Souza esteve presente na cerimônia.
Vice-governador Gabriel Souza esteve presente no evento. | Foto: Cláudia Debona / Grupo RSCOM

Bento Gonçalves - Foi oficialmente lançada na manhã desta quinta-feira (16), no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, a Rota Pipa Parade. Cerimônia marcou a abertura do calendário de comemorações dos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul.

O evento contou com a presença de diversas autoridades municipais e do Estado. Entre eles, discursaram o Vice-governador Gabriel Souza, o Prefeito de Bento Gonçalves Diogo Siqueira, o Secretário Estadual de Turismo Ronaldo Santini e o Presidente da Comissão Oficial dos Festejos, Fabrício Peruchin.

O projeto Pipa Parade reúne 30 artistas de diversas regiões do Brasil, que produziram pinturas em pipas e barricas de vinho para homenagear os 150 anos da imigração italiana na região. As obras estão expostas em 10 cidades, formando um circuito cultural que inclui Bento Gonçalves, Farroupilha, Garibaldi, Pinto Bandeira, Caxias do Sul, São Francisco de Paula, Monte Belo do Sul, Gramado, Canela e Flores da Cunha.

As intervenções artísticas acontecem em barricas de 225 litros e pipas de variados tamanhos. Entre os artistas participantes estão Eduardo Vieira da Cunha, Marilice Corona, Iotti, Carla Barth, Xadalu M Jekupé e Pati Rigon, que têm como temática central a valorização da imigração italiana e da cultura local.

O Pipa Parade conta com o apoio da Prefeitura de Bento Gonçalves, do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria da Região Uva e Vinho (SEGH), do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), do Sebrae, da Uvibra – União Brasileira de Vitivinicultura e do programa Somos RS.

Promovido pela plataforma Wine Locals, o evento segue até março e integra a programação do Bento em Vindima, com exposições em mais de 30 pontos de diferentes cidades da região. Em Bento Gonçalves, 11 locais foram escolhidos para receber as exposições.

150 anos da Imigração Italiana

A programação contará com 58 atividades ao longo do ano, incluindo palestras, exposições e espetáculos teatrais, com o objetivo de valorizar as tradições, a cultura e a história dos imigrantes italianos que chegaram ao Brasil em 1875, contribuindo para o desenvolvimento do estado.

Entre os destaques do calendário está a abertura oficial da colheita da uva, marcada para esta quinta-feira, em Bento Gonçalves. O evento faz parte do Bento em Vindima, uma programação dedicada ao enoturismo na região.

Para o Secretário de Cultura e Turismo de Bento Gonçalves, Evandro Soares, o município está preparado para receber um grande incremento de visitantes ao longo deste ano:

“Bento Gonçalves realiza um serviço turístico de excelência e está preparada para receber o fluxo de visitantes e celebrar em grande estilo. Contamos com uma Comissão Municipal dos 150 anos de imigração italiana, que reúne representantes da cultura italiana para alinhar eventos e valorizar o legado desse povo que construiu nossa cidade e contribuiu para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.”

O Prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, destacou o evento como um momento importante para toda a Serra Gaúcha e valorizou a história dos imigrantes que colonizaram a região:

“A Serra foi colonizada por italianos que, há 150 anos, enfrentaram o desafio de desbravar uma terra de mato e pedra, movidos pela fé, pela família e pelo trabalho. Esses valores são fundamentais, especialmente no Brasil de hoje, onde se vê um excesso de liberdades individuais e de auxílios governamentais. Se seguirmos o exemplo desses imigrantes, que trabalharam duro para transformar a Serra Gaúcha em uma potência econômica e social, isso pode servir como inspiração para todo o país.”

Diogo Siqueira também comentou sobre melhorarias na infraestrutura do Vale dos Vinhedos, especialmente nas rotas turísticas:

“Trazendo todo mundo para cá, a gente demonstra a força do Vale dos Vinhedos. Estamos construindo uma nova ciclovia para atrair mais turistas e beneficiar os cidadãos, facilitando o acesso às cantinas e restaurantes, além de melhorias no asfalto e na infraestrutura. É um passo por vez, priorizando nosso histórico, o Vale dos Vinhedos e os parreirais, que são o que trazem turistas e refletem a força da nossa população.”

Ronaldo Santini, Secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, relembrou a importância que os italianos tiveram na economia do Estado:

“É muito importante relembrar a relevância dos italianos para a economia do nosso estado. Desde sua chegada, impulsionaram transformações nos setores metal mecânico, moveleiro e vitivinícola. Hoje, celebramos 150 anos da imigração, um ano após a maior catástrofe que atingiu o Rio Grande do Sul, reconhecendo na resiliência e no trabalho dos italianos a mesma força dos gaúchos que estão reconstruindo o estado. Por isso, é significativo realizar esse evento em Bento Gonçalves, onde a presença italiana foi marcante desde o início.”

Santini também afirmou que haverá uma programação extensa para as comemorações dos 150 anos da imigração:

“São programações que fortalecerão as já tradicionais festas, como o Polentaço, o Festival do Grostoli, o Festival do Espumante, a Sabragem, o Moscatel e a grande festa das Vindimas, além da abertura das colheitas da uva em diversos pontos do estado. Novos eventos estão sendo planejados, incluindo shows internacionais e, possivelmente, uma celebração inspirada no Carnaval veneziano na Orla do Guaíba, em Porto Alegre, enriquecendo ainda mais a história dos italianos no Brasil e no Rio Grande do Sul.”

Calendário:

Janeiro

17/01 – Festival Bento em Vindima (Bento Gonçalves)

25/01 – Paleta Atlântida (Xangri-lá)

Março

07/03 – Festa das Colheitas (Caxias do Sul)

09/03 – Festival do Suco de Uva (Bento Gonçalves)

14/03 – Apresentação do Mural Temático 150 Anos da Imigração Italiana no RS (Bento Gonçalves)

17/03 – Italian Design Day 2025 (Caxias do Sul)

Abril

12/04 – Homens na Cozinha, edição alusiva aos 150 anos da imigração italiana (Caxias do Sul)

12/04 – Festival Despertar do Vale (Bento Gonçalves)

Maio

06/05 – Wine South America 2025 (Bento Gonçalves)

06/05 – Abertura da exposição Andiamo Via, do cartunista Iotti (Porto Alegre)

20/05 – Immigrazione 360° – Seminário Internacional e Mostra Imersiva (Porto Alegre e Bento Gonçalves)

25/05 – Espetáculo teatral Miseri Coloni dá Voz ao Silêncio (Porto Alegre)

Junho

16/06 a 20/06 – Seminário Caxias do Sul: 150 anos de Imigração Italiana e 135 anos de Emancipação (Caxias do Sul)

Agosto

19/08 – Lançamento festivo do álbum dos 150 anos da Imigração Italiana e apresentação da Orquestra Acadêmica da UCS.