Quatro meses após o encerramento da 4ª edição do Caxias Soul Duetos, a equipe da Volume Um Produtora está nos últimos preparativos para dar início ao inédito Soul Duetos – Circuito Arte e Música – Serra Gaúcha. Previsto para os meses de agosto, setembro e outubro, o projeto percorrerá cinco cidades da região: Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Garibaldi, Veranópolis e Vila Flores. A programação reúne shows com músicos locais, workshops e oficinas artísticas, painéis para debate de ideias, exposições, exibições de documentários, peças de teatro e feira criativa.
“O Caxias Soul Duetos cumpriu seus objetivos desde nossa primeira edição, em 2014. Agora, ele vira Soul Duetos – Circuito Arte e Música – Serra Gaúcha, para levar um pouco da vivência local para novos palcos. O line-up será composto por mulheres, em sua maioria. Em todos os painéis, teremos participação de mulheres que são destaque no mercado cultural, a curadoria da exposição fica a cargo de Liliane Giordano, a produção do projeto é assinada por mulheres, e artistas mulheres vão ocupar os palcos”, antecipa Jorge de Jesus, o DJ Mono, idealizador do Soul Duetos.
Veranópolis, Bento Gonçalves e Garibaldi recebem painéis sobre produção cultural
As cidades de Veranópolis, Bento Gonçalves e Garibaldi recebem na próxima semana três painéis para debater as múltiplas etapas que envolvem o trabalho de produção cultural. Intitulado “Produzir Cultura”, o ciclo de debates integra a programação do projeto Soul Duetos Serra Gaúcha. A participação é gratuita, mediante inscrição via formulário online:
Na sexta-feira (1º), o projeto estreia com a Exposição Soul Duetos do som à imagem, com a artista Liliane Giordano, no hall de entrada da Casa da Cultura, em Veranópolis.
Na próxima segunda-feira (04), às 19h, no Espaço Gira Mundo, em Veranópolis, serão apresentados os painéis “Arte, Gestão e Cultura”, com Flor Nieto, e “Da Ideia à Realização”, com Aline Zilli. Já na terça-feira (05), é a vez de Bento Gonçalves receber o painel de Aline Zili e também “Gestão e Curadoria em Projetos Culturais”, com Caliandra Troian. A atividade será no mesmo horário, no Cinema da Casa das Artes. Por fim, na quarta-feira (06), às 19h, o Didarte Centro Cultural, em Garibaldi, será palco para as falas de Flor Nieto e Caliandra Troian.
“Muitos profissionais da cultura ainda tem dificuldade de saber como se faz um bom projeto, de qual edital participar, o que não pode faltar… Então, se essa é uma necessidade da classe artística, é preciso compartilhar essas informações, com o conhecimento de pessoas que já possuem experiência na área. Por isso escolhemos como painelistas três mulheres com ampla experiência em produção cultural e em leis de fomento locais e nacionais”, explica Cassiane Boff, uma das produtoras do Soul Duetos Serra Gaúcha.
Sobre os painéis
Arte, Gestão e Cultura, com Flor Nieto: como organizar as ideias para criar projetos culturais de impacto e pontos importantes na elaboração de projetos culturais.
Da Ideia à Realização, com Aline Zilli: propõe um mergulho prático no universo da gestão cultural, abordando desde a idealização de espetáculos e produtos artísticos até a produção de projetos e sua concretização. A partir da experiência de um grupo atuante no cenário cultural, serão compartilhados caminhos possíveis para transformar ideias em ações, oportunidades de trabalho no setor, formas de planejamento e os desafios do dia a dia na produção executiva.
Gestão e Curadoria em Projetos Culturais, com Cali Troian: discute os desafios e aprendizados da produção cultural e curadoria a partir da experiência em ponto de cultura, eventos e instituições, destacando estratégias de mediação, pontos a considerar na organização de um planejamento, políticas públicas e a valorização de saberes locais na construção de narrativas culturais.
O ponto alto desta edição está na proposta de valorizar a presença feminina nos palcos. Cerca de 80% do elenco é composto por mulheres artistas.
“A gente sempre pensa e fala de festival, mas a gente nunca vê o protagonismo, às vezes, nelas. […] Nunca se buscou fazer uma curadoria diferente em cima desse trabalho”, afirma o DJ Mono.
A escolha veio após uma reflexão sobre o futuro do projeto.
“Foi um momento que eu pude respirar e olhar para trás […] e agora a gente teria que dar um protagonismo para o projeto.”
Sobre o Soul Duetos
Realizado pela primeira vez em 2014, o Caxias Soul Duetos contou com edições também em 2015, 2017 e 2024. O projeto busca apresentar a renovação do circuito musical por meio da ocupação de espaços públicos, da formação de plateia e de parcerias com artistas locais e nacionais. O “Soul”, presente no título, é uma metáfora para o encontro da música com a alma, tendo o palco como ponto de convergência.
O projeto foi motivado por uma lacuna deixada após o fim de espaços como clubes e casas de show na cidade, que, nas décadas anteriores, eram palco para artistas locais. Jorge De Jesus, que também é documentarista, viu no projeto uma maneira de fortalecer a cena autoral e promover encontros entre bandas da região e nomes consolidados da música estadual. O evento cresceu significativamente: em 2024, saltou de um orçamento inicial de R$ 60 mil para R$ 300 mil, permitindo uma programação mais ampla, com oficinas, shows, exposições, grafite e atividades em escolas.
Até 2024, o projeto era conhecido como Caxias Soul Duetos, mas com a expansão para outras cidades da região a partir de 2025, o evento foi renomeado para Soul Duetos Serra Gaúcha.
Programação
Painéis Produzir Cultura
Segunda-feira | 04/08 | 19h | Veranópolis: painéis “Arte, Gestão e Cultura”, (Flor Nieto) e “Da Ideia à Realização” (Aline Zilli). Onde: Espaço Gira Mundo (Rua Carlos Barbosa, 99, Centro). Inscrições gratuitas.
Terça-feira | 05/08 | 19h | Bento Gonçalves: painéis “Da Ideia à Realização” (Aline Zilli) e “Gestão e Curadoria em Projetos Culturais (Caliandra Troian). Onde: Cinema Casa das Artes (Rua Herny Hugo Dreher, 127, Planalto). Inscrições gratuitas.
Quarta-feira | 06/08 | 19h | Garibaldi: painéis “Arte, Gestão e Cultura”, (Flor Nieto) e “Gestão e Curadoria em Projetos Culturais (Caliandra Troian). Onde: Didarte Centro Cultural (Rua João Goulart, 20, Glória). Inscrições gratuitas.
Oficinas com Aline Tanaã
Quinta-feira | 07/08 | 19h | Veranópolis: oficina “O Corpo Que Conta”, com Aline Tanaã. Onde: Espaço GiraMundo (Rua Carlos Barbosa, 99, sala 202, Centro). Inscrições gratuitas.
Sábado | 09/08 | 9h | Garibaldi: oficina “O Corpo Que Conta”, com Aline Tanaã. Onde: Platô Arte – Educação &Cultura (Rua Luís Rogerio Casacurta, 868, Centro), em Garibaldi. Inscrições gratuitas.
Exposições
Exposição “Soul Duetos: do som à imagem”, de Liliane Giordano. Datas e locais:
De 01/08 a 12/08 | Veranópolis: Casa de Cultura de Veranópolis (hall)
De15/08 a 27/08 | Caxias do Sul: Ponto Coletivo
De 28/08 a 11/09 | Garibaldi: Didarte
De 13/09 a 30/09 | Bento Gonçalves: Casa das Artes
Agenda de Shows
Caxias do Sul: dias 22, 23 e 24 de agosto, na Sala Valentim Lazarotto.
Garibaldi: dias 29 e 30 de agosto. Dia 29 no ECOA e dia 30 no Platô.
Veranópolis: dia 12 de setembro, na Rua Coberta.
Bento Gonçalves: dias 13 e 14 de agosto, na Rua Coberta.
Vila Flores: show de encerramento dia 07 de outubro, na Feira do Livro de Vila Flores.
Mais informações
Mais informações sobre as atividades são divulgadas no perfil do Instagram @caxiassoulduetosoficial. O projeto Soul Duetos – Circuito Arte e Música – Serra Gaúcha é viabilizado com recursos do Edital Sedac nº 32/2024 – PNAB RS – Música, da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul. Produção: Volume Um Produtora. Realização: Ministério da Cultura, Governo Federal.