Foto: Cristiano Lessmann/Divulgação
Foto: Cristiano Lessmann/Divulgação

Caxias do Sul sedia a abertura do circuito de oficinas do projeto Murais do Sul, que vai percorrer nove cidades gaúchas. Nesta sexta-feira (7), serão realizadas cinco palestras no Centro de Cultura Ordovás, das 10h às 12h e das 14h às 17h.

As inscrições para as atividades são gratuitas e estão abertas no site muraisdosul.com.br/oficinas. O projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura e pela Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, através de edital da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).

Plataforma colaborativa

O Murais do Sul lança a primeira plataforma colaborativa do RS dedicada à catalogação de arte urbana. O site vai funcionar como um banco de dados coletivo para mapear, registrar e valorizar as produções que transformam o estado em uma galeria a céu aberto.

Conforme Vinicius Amorim, criador do projeto, a ideia é formar um “acervo vivo” em constante expansão. A plataforma convida artistas e comunidades a cadastrarem obras, projetos e intervenções urbanas de todo o estado.

Foto: Fábio Alt/DIvulgação

Circuito de oficinas

O circuito “Como Potencializar a Arte Urbana no RS?” vai passar por nove municípios gaúchos entre novembro e dezembro. Após Caxias do Sul, as oficinas seguem para Santa Cruz do Sul, Uruguaiana, Santa Maria, Passo Fundo, Ijuí, Pelotas, Capão da Canoa e Novo Hamburgo.

As oficinas, de um dia de duração, abordam processos curatoriais, catalogação, financiamento, práticas seguras de pintura mural e estratégias de transformação urbana. O projeto percorrerá mais de 4.000 km para conectar artistas, produtores e comunidades.

Após o circuito formativo, uma convocatória em dezembro de 2025 vai selecionar artistas para a pintura de nove novos murais, um em cada cidade visitada. As obras serão executadas entre janeiro e fevereiro de 2026.