AUXÍLIO

Programa Estadual que subsidia empreendimentos culturais com até R$ 10 mil segue com inscrições abertas

Os subsídios são para auxiliar empreendedores na recuperação de seus espaços, estruturas e equipamentos

O Sebraetec Supera é destinado a micro e pequenas empresas afetadas pelas enchentes de maio.
O Sebraetec Supera é destinado a micro e pequenas empresas afetadas pelas enchentes de maio. | Foto: Divulgação/Sedac

Segue aberta a oportunidade de apoio financeiro e técnico para micro e pequenos negócios do setor cultural atingidos pelas enchentes de maio. O programa Sebraetec Supera – Cultura RS é uma parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae RS), com a Secretaria da Cultura (Sedac), e oferece subsídios de até R$ 10 mil para auxiliar empreendedores na recuperação de seus espaços, estruturas e equipamentos.

O período de inscrição não tem prazo determinado e se estenderá enquanto houver recursos disponíveis. Voltado a microempresas ligadas ao setor cultural — como artistas, músicos, fotógrafos, designers, costureiras, artesãos e estúdios de arte e gravação — o programa busca fortalecer a cadeia produtiva da cultura no Estado.

De acordo com a titular da Sedac, Beatriz Araujo, o Sebraetec Supera – Cultura RS não é apenas um suporte financeiro.

“É uma oportunidade de reorganização e crescimento para o produtor e o empreendedor cultural. O Sebrae traz toda a sua expertise em orientação estratégica e planos de trabalho, complementando ações como a Lei Paulo Gustavo e programas específicos para microempreendedores individuais”, explica.

A iniciativa contempla tanto a indústria criativa, que inclui moda, design e cinema, quanto o setor cultural mais amplo, que abrange livrarias, ateliês, museus e produtoras de eventos. Negócios como escolas de música, escritórios de arquitetura e estúdios de maquiagem impactados pelas enchentes também podem participar.

Como participar do Sebraetec Supera – Cultura RS

Para participar, os empreendedores devem se inscrever no site do programa. Após a inscrição, um consultor do Sebrae RS realizará uma visita ao local para avaliar os danos e identificar as necessidades de recuperação. Com base no levantamento, o programa subsidiará a aquisição ou o reparo de itens como equipamentos de som e luz, mobiliário, ferramentas, além de reparos estruturais.

O Sebraetec Supera – Cultura RS continuará recebendo inscrições enquanto houver disponibilidade de recursos, oferecendo aos empreendedores a chance de superar os desafios impostos pelas enchentes e fortalecer o setor cultural do Rio Grande do Sul.