
O primeiro encontro de palhaçaria feminina da Serra Gaúcha segue com programação intensa para este final de semana. Com espetáculos e atividades gratuitas neste sábado (5) e domingo (6), em Caxias do Sul, o Le Donne Che Fá Ride faz alusão ao dialeto Talian, considerado a segunda língua oficial da cidade sede da iniciativa, e que pode ser traduzido como “mulheres que te fazem rir”.
No sábado, dia 5, a partir das 16h, o Teatro do Sesc Caxias do Sul será palco do monólogo “A Andarilha”, com a palhaça paulista Aline Hernandes. O espetáculo utiliza a linguagem circense para refletir sobre vivências universais, em um convite para a plateia experimentar o riso como ferramenta de empatia.
A mentora e coordenadora do encontro, Odelta Simonetti, reforça que estão programadas oficinas práticas de palhaçaria e uma roda de debate, onde artistas vão trocar experiências sobre equidade de gênero e comédia feminina – um dos pilares do encontro, segundo ela.
No domingo, 6 de julho, o encerramento acontece também no Sesc. Às 18h, sobe ao palco “Circo de los Pies”, da La Luna Cia de Teatro, protagonizado por Emeli Barossi, de Canelinha (SC). A narrativa traz o corpo deficiente ao centro da arte, discutindo acessibilidade e inclusão com leveza e profundidade. Após a apresentação, um cortejo festivo no Parque Getúlio Vargas, embalado pela fanfarra Desorkestra Montanhosa, celebra a palhaçaria feminina com alegria e participação comunitária .
“As apresentações teatrais e oficinas terão como temática majoritária a equidade de gênero e a comédia pela ótica feminina”, reforçando que o propósito do projeto é “colocar Caxias do Sul e região na rota de grandes artistas que utilizam o humor e encanto da palhaçaria para provocar, fazer pensar e sobretudo, ‘fá rider’” , destaca Odelta.
Além das oficinas e espetáculos, toda a grade do fim de semana, bem como a abertura de quarta-feira com o espetáculo “As Leves e Discretas”, com Dani DalForno e Jandara Rebelatto (de Passo Fundo), forma uma programação diversa e envolvente no Sesc Caxias do Sul (rua Moreira César, 2462) e no Parque Getúlio Vargas – com entrada franca e ingressos disponíveis via telefone ou e‑commerce do Sesc.
O Le Donne Che Fá Rider é realizado com apoio da Política Nacional Aldir Blanc, Pró‑Cultura RS/Sedac, Sesc, Centro de Cultura Ordovás e Sindiserv — projeto que reafirma o compromisso com a democratização da cultura, o protagonismo feminino e o diálogo entre arte, inclusão e críticas sociais, sempre com muito humor.
Programação completa e orientações sobre ingressos: bit.ly/4e00MaV
Sinopses espetáculos: bit.ly/3Gfru2J
Instagram: instagram.com/artecoledivas/